SEXTA, 10/02/2017, 06:33
A informação é do Ministério
Público, que acompanha a situação da 'frota K' desde 2013, quando uma
reportagem da CBN apontou que estes trens tiveram 700 falhas técnicas no
período de um mês. Para o órgão, a 'frota K' está fadada ao fracasso.
Trem da 'frota K'
descarrilou na estação Itaquera do metrô
Crédito: Emerson Santos / Fotoarena / Agência O
Globo
Por Larissa Calderari
O Promotor
de Justiça do Patrimônio Público e Social Marcelo Milani é categórico: a
chamada 'frota K', formada a partir de trens reformados é cara e ineficiente.
'Ela não
vai funcionar nunca, porque vão acontecer outras falhas. Os trens estão fadados
ao fracasso', explica o promotor.
O
Ministério Público acompanha desde 2013 a situação desses trens. Na época, um
levantamento obtido com exclusividade pela CBN mostrou que os trens dessa
frota, que circulam pela linha 3-Vermelha, apresentaram quase 700 falhas técnicas
em um mês.
Em 2014,
foi aberto um inquérito questionando o valor das reformas dos trens da linha
1-Azul e 3-Vermelha do metrô. O MP ainda trabalha nos valores gastos pelo
metrô, mas segundo o promotor, já é possível afirmar que os trens reformados
acabaram custando mais caro do que é gasto na compra de novos. Ao Ministério
Público, o governo e o metrô entenderam que ao invés de comprar trens novos,
reformar os já existentes teria um custo muito inferior.
Além
disso, as frotas reformadas têm outros problemas: alguns dos trens têm mais de
40 anos e foram fabricados por empresas que nem existem mais. Isso tudo
encarece a manutenção deles e impede que eles sejam modernizados. No fim,
segundo Marcelo Milani, a ausência das plantas originais dos trens inviabiliza
uma reforma com baixo custo.
'Essa
frota foi pulverizada por consórcios de reforma. Mas as plantas originais dos
trens têm 40 anos. Então as empresas responsáveis pelo projeto não estão mais
no mercado. Estamos reformando um trem que não têm as plantas de sua
construção. É preciso abrir todo o trem e reformá-lo inteiro. Isso gera um
custo enorme e problemas', explica Milani.
O
sindicato dos metroviários afirmou que já fez diversas denúncias ao Ministério
Público relatando, inclusive com documentos, as falhas da 'frota K' e os riscos
que ela pode representar à segurança do Sistema.
Em nota, o
metrô disse que os 25 trens da 'frota K' passam pelos mesmos processos de
manutenção de todas as composições e apresentam desempenho semelhante às demais
frotas.
A
reportagem da CBN pediu um posicionamento ao metrô e até o fechamento da
matéria não obteve resposta.
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