11/12/2016
Mais de três milhões de cariocas usam ônibus diariamente.
Mas para quem é usuário do modal, o cenário está diferente: há menos
passageiros nos pontos querendo embarcar. O sistema, impactado principalmente
pela crise econômica, está vendo o número de passageiros cair à medida que o
desemprego cresce — no Rio, a taxa está em 12%, segundo o IBGE. Já o trem e o
metrô estão contrariando a lógica dos transportes em tempos de crise,
beneficiados por uma eventual migração de passageiros.
Segundo o jornal “O Globo”, dados da prefeitura mostram que
entre janeiro e setembro de 2015, houve 969 milhões de embarques nos coletivos
municipais da cidade do Rio. Este ano, no mesmo período, foram 920 milhões —
quase 50 milhões a menos. Já o metrô quase bateu a marca de oito milhões de
embarques entre janeiro e setembro deste ano, contra 7,5 milhões no mesmo
período do ano passado. O trem também não saiu dos trilhos durante a crise: nos
nove primeiros meses, ultrapassou os seis milhões de embarques, contra 5,8
milhões em 2015. Tanto o metrô quanto o trem registraram crescimento em
praticamente todos os meses deste ano.
— Os manuais de economia ensinam que o desemprego acentua a
queda de usuários nos transportes. O que é diferente neste cenário é que o
metrô e o trem não perderam passageiros. Isso indica que houve migração de
passageiros entre modais — analisa o engenheiro de transporte Alexandre Rojas,
professor da Uerj. — Sobre os coletivos, é preciso entender o que está por trás
da migração que ocorreu para além da crise financeira no país. O sistema passou
por alterações que podem não ter sido bem digeridas pela população.
Em outubro do ano passado, as linhas municipais sofreram uma
transformação radical. Foram extintas 51, que deram lugar a 25 novas. Outras 26
tiveram seus trajetos alterados ou encurtados. As mudanças, na época,
provocaram uma enxurrada de críticas de usuários, que reclamavam não terem sido
ouvidos sobre as alterações. Os protestos surtiram efeito. Meses após as
mudanças, a prefeitura foi obrigada a rever inúmeras decisões. Só que alguns
passageiros não retornaram.
— O usuário quer praticidade. Se a mudança o prejudicou, ele
vai procurar uma saída o mais rapidamente possível para que sua mobilidade não
seja alterada — diz Edmilson Varejão, pesquisador do Centro de Estudos em
Regulação e Infraestrutura da FGV. — Em muitos casos, não adianta voltar a
atrás depois que o passageiro se acostumou à nova realidade.
A escalada da violência na cidade também tem uma parcela na
migração de passageiros, principalmente para o metrô. Segundo o último boletim
trimestral publicado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), houve 1.433
assaltos a coletivos, de janeiro a março deste ano, na capital, contra 1.183 no
mesmo período de 2015 — um crescimento de 17%.
Seja qual for o motivo da troca, se a migração continuar, as
linhas férreas poderão reassumir o protagonismo no transporte, após longo
período de domínio dos ônibus. O que se vê na cidade são opções para que esse
número aumente. O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), inaugurado no meio do ano,
quando estiver com o sistema completo, poderá transportar mais de 300 mil
passageiros por dia. Mesmo número da Linha 4 do metrô, que entrou em operação
no final de setembro.
Ao mesmo tempo, houve uma melhora no trânsito de algumas das
principais vias do Rio. A Estrada Lagoa-Barra, que liga a Zona Sul à Zona
Norte, por exemplo, teve ganho de 33% na velocidade média entre 2009, quando
ainda não havia obras olímpicas, e 2016.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão,
admite que houve migração no sistema, mas que isso era algo planejado pela
prefeitura. Ele também fala que a melhora no trânsito pode ser um incentivo ao
uso do carro particular. “Uma de nossas metas era aumentar o percentual de
pessoas transportadas em modais de alta capacidade (metrô, trem e BRT). Hoje,
45% dos usuários de transporte público utilizam modais de alta capacidade,
contra apenas 20% em 2008. Isso foi possível porque criamos um sistema capaz de
fazer as integrações. Espero que a melhora no trânsito não incentive a
população a usar o carro. É uma tentação, mas isso pode ser revertido com mais
investimento em transporte de qualidade”, argumenta.
O Rio Ônibus, sindicato que reúne as empresas do município,
estima uma queda de passageiros ainda maior, entre 5% e 10%, e atribui o
problema não só à crise econômica, mas também às obras olímpicas, que pioraram
o trânsito da cidade, afastando os passageiros dos coletivos.
A concessionária Metrô Rio disse que teve aumento de demanda
no primeiro semestre de 2016 em função das obras do Centro, mas que agora houve
uma desaceleração no crescimento. Já a SuperVia, concessionária dos trens do
Rio de Janeiro, afirmou que o sistema ferroviário experimentou um crescimento
que não ocorria há anos e atribuiu o fenômeno às melhorias no sistema. A CCR
barcas justificou a perda de passageiros pela crise econômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário