terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Trecho Saara-Praça Quinze do VLT é testado no Rio


19/12/2016 - O Globo

Falta pouco para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), meio de transporte que caiu no gosto de cariocas e turistas, ampliar seus caminhos. Na manhã de ontem, a prefeitura realizou uma viagem-teste no trecho Saara-Praça Quinze. Na primeira quinzena de janeiro, passageiros poderão utilizar gratuitamente o bonde no trajeto, como aconteceu durante o período de experimentação do percurso Rodoviária-Santos Dumont, em junho. A operação comercial, com cobrança, tem início previsto para a segunda quinzena de janeiro.

— O novo trecho vai permitir a integração de mais um modal, no caso, as barcas da Praça Quinze, possibilitando que as pessoas utilizem também metrô ou ônibus. O VLT tem essa função, fazer a transição de um modal para outro — disse Jorge Arraes, secretário especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas da prefeitura.

No percurso, os passageiros terão acesso às paradas Praça Tiradentes e Colombo, esta na altura da Avenida Rio Branco, onde haverá conexão com o eixo Rodoviária-Santos Dumont, na estação Sete de Setembro. Além disso, poderão conhecer um pouco da história da cidade, já que parte dos 500 achados arqueológicos das obras do sistema foram encontrados nesse trajeto, com 343 pedras preservadas entre os trilhos pelos quais passa o VLT.

Até a inauguração oficial do novo trecho, os bondes vão circular em período estratégicos.

— Sabemos que esta semana de Natal é uma época de muito movimento na Saara, então, para evitar problemas, o VLT só rodará à noite. E, na semana seguinte, começaremos a operação assistida, com batedores acompanhando de moto o deslocamento do bonde durante o dia — explicou Arraes.

Inaugurado em 5 de junho, o VLT tem seis meses de operação no trecho Rodoviária-Santos Dumont e, segundo a Secretaria municipal de Transportes, realizou 25.365 viagens, com mais de 4 milhões de passageiros. Arraes confirmou para 2017 a conclusão da chamada Etapa 3, na Rua Marechal Floriano:


— Continuamos com a Etapa 2, no trecho entre a Saara e a Central do Brasil, já interligando com a 1. E finalizamos com o que chamamos de Etapa 3, adiada na época das obras do Porto Maravilha para não comprometer trânsito. É uma obra que será feita no primeiro trimestre, completando os 28 quilômetros previstos.

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