GAZETAONLINE
16/10/2016 - 08h18 - Atualizado em 16/10/2016 - 18h18
Autor: Iara Diniz | idiniz@redegazeta.com.br
Autor: Iara Diniz | idiniz@redegazeta.com.br
Prefeitos discutem novo tributo para financiar o
serviço
A responsabilidade de manter o transporte público
nos municípios pode pesar mais uma vez no bolso da população. Prefeitos de todo
país estão discutindo a criação de um novo imposto na gasolina para custear o
transporte coletivo. O tributo, chamado de Cide Municipal, pode baratear as
passagens em até R$ 1,20.
A ideia é que o recurso seja arrecado nos postos de
gasolina e repassados diretamente para as prefeituras. A proposta, elaborada
pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), sugere que os motoristas paguem R$
0,10 centavos a mais em cada litro de gasolina. O dinheiro seria depositado em
uma conta e utilizado exclusivamente para subsidiar o transporte coletivo, como
explica o vice-presidente de Mobilidade Urbana da FNP, Antônio Pannuzio.
“Diferente de outros fundos e recursos
orçamentários, para este tributo seria criada uma conta, e bloqueada. As
distribuidoras de combustíveis teriam obrigação de informar quanto foi
destinado aos postos, para conseguirmos fiscalizar se o tributo está sendo
recolhido da forma correta”, disse.
Cerca de 3.300 municípios podem ser beneficiados
pela Cide Municipal. A estimativa é de uma economia de R$ 11 bilhões por ano,
segundo estudos da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos
(NTU).
“Isso representa cerca de 30% do custo com
transporte público no Brasil. Com a tarifa da passagem reduzida, as pessoas
seriam estimuladas a usar o transporte público e as prefeituras, que vivem um
drama para manter o serviço, ficariam mais aliviadas”, disse o presidente da
NTU, Otávio Cunha.
A discussão de um imposto nos municípios surge da
dificuldade dos gestores municipais de financiarem o transporte público e
manterem as tarifas baixas. Atualmente, existe uma Contribuição de intervenção
no domínico econômico de Combustível (Cide Federal), que destina 7% do tributo
recolhido para os municípios. O recurso, porém, é insuficiente, segundo
Panuzzio.
Patrícia não se importaria de pagar um pouco a mais
na gasolina, desde que visse o recurso sendo bem empregado
Dos anos 90 até hoje, o transporte público coletivo
perdeu pouco mais de 30% da demanda. Os insumos na área aumentaram e a procura
pelo serviço diminuiu, tornando o cenário crítico, segundo Cunha.
“Há algum tempo só com a tarifa a gente conseguia
remunerar o prestador de serviço. Perdemos passageiros para o transporte
individual por causa da qualidade. Transporte público de qualidade custa caro,
precisa de subvenção, e os municípios precisam de ajuda nisso”, disse.
No congresso
A proposta da FNP já foi apresentada à Comissão
Especial da Câmara dos Deputados, que analisa mudanças nos recursos da
Cide-Combustível Federal.
“A justificativa para se criar a Cide
Municipal tem um aspecto político forte, você busca melhorar o transporte
público, criando um imposto sobre o transporte individual. A gente já fez
algumas audiências e reuniões com os deputados. Estamos finalizando o texto
para apresentá-lo”, disse Pannuzio.
A ideia da FNP era conseguir encaminhar a proposta
para votação até o final do ano, mas a ideia pode ser adiada devido ao ano
eleitoral. “A gente sabe que em ano eleitoral é tudo muito complicado. Vamos
tentar que isso seja levado para o congresso o mais rápido possível”, finalizou
Pannuzio.
O presidente da Associação dos Municípios do Estado
do Espírito Santo, Dalton Perin, acredita que o novo tributo pode ajudar a
enfrentar os desafios do transporte. “A princípio é uma alternativa para não
deixar a população descoberta de serviços essenciais. Não é o imposto muito
significativo e pode realmente ajudar”, finalizou.
A PROPOSTA
Cide municipal
Criação
A ideia propõe um tributo próprio sobre a gasolina
nos municípios. O valor recolhido seria repassado diretamente para as
prefeituras para subsídio exclusivo do transporte coletivo público.
Valor
Os motoristas pagariam R$ 0.10 a mais a cada litro
de gasolina.
Economia
Estima-se que sejam economizados R$ 11 bilhões por
ano com a cobrança, o que representa 30% do custo do transporte público do
país.
Redução da Tarifa
As passagens podem ser reduzidas em até R$ 1,20.
Imposto federal
Cide Combustível
É uma contribuição que já existe sobre a importação
e comercialização de petróleo e seus derivados. A maior parte dela é destinada
para União. Apenas 7% do valor é repassado aos municípios para investimento em
transporte público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário