Nove veículos vão entrar em fase de testes na manhã desta quarta-feira
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LeiaJa por Eduarda Esteves ter, 18/10/2016 - 14:16
Começa
a circular no Recife, nesta quarta-feira (19), o primeiro ônibus nacional
movido a Gás Natural Veicular (GNV). O veículo vai entrar em fase de testes com
passageiros nas principais ruas do centro da capital pernambucana, na linha 117
- Circular (Prefeitura/Cabugá) e segue até o dia 10 de novembro. De acordo com
o secretário das Cidades, Francisco Papaléo, o novo modelo de ônibus emite 70%
menos gases poluentes do que os coletivos tradicionais à diesel e reduz os
custos operacionais por quilômetro rodado.
Empresa
responsável por desenvolver o veículo, a Scania, informou que o modelo tem
autonomia para rodar 450 quilômetros em média sem a necessidade de
abastecimento. Com 15 metros de comprimento e ar-condicionado, o modal
tem cacacidade de transportar até 130 passageiros. O valor da passagem paga
pelo usuário será de R$ 2,80 (valor do Anel A).
Embora veículos com essa tecnologia a GNV já rodem na Europa há
dez anos e também estejam em desenvolvimento em outras cidades da América
Latina, este é o primeiro registro no Brasil. Para Eduardo Monteiro, chefe de
vendas de chassis urbanos da Scania do Brasil, a expectativa é que após a fase
de testes e demonstrações no Recife, os veículos possam ser adquiridos por
empresas de transporte público. "A partir de fevereiro de 2017, a gente
acredita que os ônibus já estejam disponíveis para a compra", afirmou o
gestor.
O valor do ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) custa em
torno de 30% a mais do que um tradicional à diesel. Segundo o Grande Recife
Consórcio de Transporte, o valor é de R$ 650 mil. Para Décio Padilha,
presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), apesar do alto valor
inicial na compra do ônibus, a economia pode ser percebida a curto prazo.
"Além dos benefícios a população por causa da questão ambiental e de
conforto, os empresários ganham em termos de durabilidade do veículo",
afirmou Padilha.
O veículo passou primeiramente por Sorocaba (SP), depois por
Londrina (PR), Florianópolis (SC), São José dos Campos (SP) e pela capital
paulista. Em São Paulo, a demonstração foi durante os meses de junho a agosto
de 2015. Lá, o veículo a gás foi colocado para acompanhar um ônibus similar a
diesel num total de 12 semanas por duas linhas do Sistema SPTrans. O custo por
km do GNV foi 28% inferior ao do diesel.
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