10/11/2016Notícias do Setor
ANPTrilhos
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“Enquanto as operadoras investem em oferecer um
serviço eficiente, o poder público deve ter a coragem de atrair o usuário para
o transporte público”, afirma Peter Zwetkoff, presidente da ViaQuatro
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Paulo Menezes Figueiredo, diretor-presidente da
Companhia do Metrô de São Paulo: “Somos especialistas em transportar pessoas a
há os especialistas em explorar as oportunidades”
Ampliar
a participação da iniciativa privada nos empreendimentos metroferroviários é o
grande desafio do segmento, segundo lideranças empresariais que participam da
NT Expo – 19ª Negócios nos Trilhos, principal evento do setor na América Latina
que acontece até quinta (10) no Expo Center Norte, em São Paulo. “As PPPs
(Parcerias Público-Privadas) já comprovaram que são viáveis”, ressalta Harald Peter
Zwetkoff, presidente da ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela
do Metrô de São Paulo.
Para
ele, as empresas têm condições, além da celeridade na aplicação de recursos com
menos burocracia, de serem parceiras do estado na busca por soluções para
questões envolvendo a mobilidade urbana. “Enquanto as operadoras investem em
oferecer um serviço eficiente, o poder público deve ter a coragem de atrair o
usuário para o transporte público, a exemplo do que ocorreu em Londres, que
passou a cobrar mais de quem não adere ao sistema”, observa Zwetkoff.
Ir
além do papel de operadora do sistema de transporte metroferroviário é outro
caminho que as empresas concessionárias estão procurando seguir. A Supervia,
companhia responsável pelos trens urbanos da região metropolitana do Rio de
Janeiro, anunciou, durante esta NT Expo, por exemplo, que o projeto do shopping
center da tradicional estação Central do Brasil será entregue em 2020. O
empreendimento de R$ 300 milhões terá uma área 36 mil metros quadrados e um
hotel três estrelas.
“Somos
especialistas em transportar pessoas a há os especialistas em explorar as
oportunidades”, frisa Paulo Menezes Figueiredo, diretor-presidente da Companhia
do Metrô de São Paulo, justificando porque é importante atrair outros tipos de
atividades para dentro do sistema metroferroviário. “Temos cinco shoppings
instalados em nossa estrutura que colaboram para que nossa arrecadação
acessória anual seja de R$ 170 milhões. Temos capacidade para fomentar novos
investimentos e triplicar este volume. São 4,5 milhões de pessoas passando pelo
nosso sistema diariamente”
SuperVia apresenta projeto de novo shopping center carioca
10/11/2016Notícias do Setor ANPTrilhos
A SuperVia,
companhia responsável pelos trens urbanos da região metropolitana do Rio de
Janeiro, apresentou durante o painel promovido pela ANPTrilhos, o projeto de
revitalização da estação Central do Brasil, localizada no centro da capital
carioca. O objetivo do projeto é implantar uma infraestrutura moderna e
completa no entorno da principal estação da Cidade, que terá, entre outras
melhorias, um shopping center (com aproximadamente 36 mil metros quadrados) e
um hotel três estrelas.
“Iniciaremos as construções em 2018 e
pretendemos inaugurar em 2020. Para isso, estamos investindo R$ 300 milhões”,
antecipou o presidente da SuperVia, José Carlos Prober. Com a construção do
empreendimento serão gerados mais de oito mil novos postos de trabalho na
região. “Desse total, 2700 serão empregos diretos, enquanto seis mil serão
vagas indiretas”, ressalta o executivo.
Para o presidente do Metrô de São Paulo, Paulo Menezes Figueiredo, o investimento da iniciativa privada em importantes estações é uma alternativa que deve ser considerada. “A construção de centros comerciais nas estações de metrôs e trens urbanos é o caminho, isso traz mais atratividade às instalações, aumenta o fluxo de passageiros e, consequentemente, a renda de todos os envolvidos. Em São Paulo, temos bons exemplos que trazem ótimos resultados, como o Shopping Metrô Tatuapé”, completa.
08/11/2016
– NT EXPO / Conteúdo Empresarial
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