28/09/2016
O VLP (Veículo Leve sobre Pneus) ainda é pouco
conhecido no Brasil, mas já é uma tendência mundial, podendo ser o futuro dos
transportes. O veículo é uma composição articulada com motorização elétrica que
roda sobre pneus e é guiada por um trilho central que fica sob o pavimento.
Pode ser considerado um VLT sobre pneus.
O transporte apresenta muitas vantagens, por isso
cidades como Paris, na França; Shanghai, na China; Veneza, na Itália; Medelin,
na Colômbia; entre outras, já implantaram o VLP. Com capacidade de transporte
quase duas vezes maior que a dos BRTs (Bus Rapid Transit), o veículo pode
chegar a 25 mil passageiros por hora. O custo também é uma das vantagens deste
modal, cerca de 75% menor que o de um metrô, além de a instalação ser três
vezes mais rápida. A estrutura viária é leve e no caso de veículos elétricos, o
veículo é totalmente não-poluente, o que é outra grande vantagem já que os
operadores de transporte urbano tem se preocupado cada vez mais com a
redução das emissões prejudiciais dos motores de combustão.
O sistema pode ser alimentado por baterias e ser
recarregado nos pontos de parada. Em Curitiba, sul do Brasil, o projeto foi
apresentado em junho pela empresa francesa NTL com quatro trajetos
pré-definidos. A prefeitura está estudando a implantação. Já na capital
paulista, há um projeto da SP-Trans de criar um trajeto de VLP de
aproximadamente 10 km de raio, ligando as diversas áreas da cidade que
circundam o centro, alimentado por linhas radiais que partirão de algumas
regiões de alta demanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário