Durante a
entrega de mais uma composição de veículo leve sobre trilhos (VLT), a quarta da
Região Metropolitana de Natal, foi anunciado o plano de expandir o sistema
ferroviário até o Aeroporto Internacional Aluísio Alves. Após um pedido do
governador Robinson Faria, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, que esteve em
Natal para a solenidade de entrega do equipamento, autorizou um projeto
executivo que viabilize os estudos e determine o orçamento para a obra. A ideia
é que uma nova linha férrea possa ligar a estação de Extremoz até um novo
terminal a ser construído no aeroporto.
O diretor
presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), José Marque de
Lima, afirma que foi autorizado o remanejamento de R$ 6 milhões para a execução
do projeto, que deverá ser finalizado no intervalo entre seis meses e um ano.
Se tudo correr como o planejado, até 2018 a novidade será implantada.
O governador
Robinson Faria diz que a expansão será importante para o turismo e, sobretudo,
para o novo parque industrial que pode se desenvolver na região de São Gonçalo
do Amarante.
“Reivindicamos
uma obra fundamental para nossa economia, que vai gerar muitos empregos: a
extensão do VLT até o aeroporto internacional, que vai proporcionar um turismo
mais fortalecido e um novo parque industrial que está para nascer naquela
região. Com o transporte urbano VLT, ficará mais fácil viabilizar o mais rápido
possível esse parque industrial”, comemorou o governador.
O ministro Bruno
Araújo confirmou a afirmação de Robinson: “Vamos autorizar também mais R$ 6
milhões para o projeto executivo, que viabiliza os estudos necessários para
levar o sistema ferroviário até o aeroporto”.
O projeto deverá
aumentar a malha ferroviária do estado, que atualmente possui 56 quilômetros de
extensão, entre dois polos da região metropolitana: Natal/Parnamirim, para a
zona Sul, e Natal/Ceará-mirim, ao norte. O sistema potiguar é formado por duas
locomotivas e agora quatro VLTs. O mais novo equipamento foi entregue ontem
pela manhã e foi fruto de um investimento de R$ 10 milhões.
A intenção da
CBTU é, aos poucos, ir substituindo todas as locomotivas – veículos bem mais
antigos – pelos novos VLTs, que são equipados com ar condicionado e
amortecedores mais modernos e trazem mais conforto aos passageiros. “Nossa
estimativa é já estarmos com a malha ferroviária com condições de receber os
VLTs que vão chegando. A cada ano queremos adquirir uma ou duas composições até
chegarmos a dez em Natal”, adiantou o diretor presidente da CBTU, José Marques.
Ele diz que não
tem um prazo definido para esse objetivo ser alcançado, mas que precisa ocorrer
até 2022. Para isso, ele diz que é preciso que haja uma reestruturação de toda
a malha ferroviária da Grande Natal.
Com o aumento da
malha, por exemplo, a CBTU terá condições de colocar nos trilhos os quatro VLTs
ao mesmo tempo. “Nosso projeto é chegar a dez VLTs em Natal com a reforma da
malha ferroviária porque não adianta adquirirmos VLT se não modificarmos a
malha ferroviária. Essa malha sendo modificada, com a construção de novos
desvios, isso vai proporcionar uma demanda maior, uma oferta maior de VLT e
assim o tempo de viagem diminuirá em torno de 60%”, explicou Marques.
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