24/08/2016 - G1
Ao final da
Olimpíada, o Rio começa a fazer a contabilizar o que fica de herança para a
população. Após enfrentar durante anos os canteiros de obras, o carioca vive agora
a expectativa de desfrutar as melhorias, principalmente na área de mobilidade.
Apesar de entregas
parciais de transportes, outras etapas ainda estão por vir: a expansão da linha
4 do metrô até a Gávea, o quarto corredor do BRT, o Transbrasil, e a conclusão
das obras do VLT – entre a Central do Brasil e a Praça 15.
BRT Transbrasil
- O projeto está com 50% concluído, segundo informações da
Secretaria Municipal de Obras do Rio. As obras foram suspensas para a
realização da Olimpíada e da Paralimpíada e serão retomadas no dia 5 de
setembro.
Este é o quarto
corredor de ônibus do Rio. Serão 32 quilômetros de pistas, com quatro terminais
(Deodoro, Margarida, Missões e Centro), 28 estações e 15 passarelas. A
expectativa é de que sejam atendidos 900 mil passageiros por dia.
Na terça-feira
(23), foi aberto ao público a Transolímpica, que antes funcionou para
deslocamento do público da Olimpíada. Outros dois corredores BRT, o
Transcarioca e o Transoeste, já estavam em operação.
Linha 4 do metrô -
o próximo passo é a conclusão da estação Gávea, da recém-inaugurada Linha 4. A
obra da estação parou na metade devido a mudanças no projeto inicial e ficou de
fora da inauguração da linha para a Olimpíada. A estação só deverá ser
inaugurada em 2018.
A Linha 4, que
liga Ipanema à Barra da Tijuca, teve inauguração no dia 30 de junho, mas a
população ainda não pode utilizá-la. Desde 1º de agosto, somente quem tinha
bilhete para assistir aos Jogos Olímpicos, voluntários e credenciados para a
Olimpíada pode viajar por ela.
Entre 23 de agosto
e 6 de setembro a Linha 4 ficará fechada para ajustes. Ela reabre entre os dias
7 e 18 de setembro, durante os Jogos Paralímpicos, somente para o público do
evento trecho funcionará em um esquema especial . Só a partir do dia 19 de
setembro o metrô começa a ser usado por todo o público, em horário especial,
que ainda será divulgado.
Com 16 quilômetros
de extensão, a linha 4 deverá transportar, em média, mais de 300 mil pessoas
por dia quando estiver com operação total.
VLT - De acordo
com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cdurp), a
segunda etapa de implantação do VLT está prevista para ser entregue no segundo
semestre. Levantamento aponta que mais de 90% das obras estão concluídas. As
paradas entre Saara - Praça 15 já estão em obras de implantação. Até o momento,
foram instalados mais de seis mil metros de trilhos. Segundo a Cdurp, a
terceira etapa, trecho entre a Central e a Marechal Floriano, ficará pronta em
2018. Esses trechos fazem a ligação entre a Central do Brasil e a Praça 15.
As obras estão
paradas por causa da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e serão
retomadas após o encerramento da Paralimpíada. Esse segundo trecho vai ligar a
Central do Brasil à Praça XV.
A primeira etapa
do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi inaugurada no dia 5 de junho, dois
meses antes da Olimpíada. São 18 km entre a Rodoviária e o Aeroporto Santos
Dumont.
Junto, a cidade
também recebeu uma nova Avenida Rio Branco e um novo Passeio Público. De acordo
com a companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cdurp).
No VLT, foram
transportados 721.703 passageiros entre os dias 5 e 20 de agosto, durante a
Olimpíada. Segundo a prefeitura, foram realizadas 3.306 viagens entre os dias 5
e 21, no trecho entre Rodoviária e Santos Dumont.
Novas ligações
viárias
Ainda no Centro,
também houve avanços no sistema viário com construção de túneis. Um deles, o
túnel Rio 450, faz a ligação da Rua Primeiro de Março até a Via Binário do
Porto. A via subterrânea com 1,5 km de extensão é uma das principais obras do
novo sistema viário na Região Portuária.
Além deles, o
túnel Nina Rabha, com 80 metros em dois sentidos com passagem do VLT, sob o
Morro da Saúde e o túnel Ferroviário, sob o Morro da Providência com 318
metros, será exclusivo para a segunda etapa do VLT.
Já o túnel
prefeito Marcello Alencar, com 3,4 km, liga a Avenida Brasil e a Ponte
Rio-Niterói, duas das principais vias da cidade, ao Parque do Flamengo,
passando pela Avenida Rodrigues Alves, agora liberada da Perimetral.
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