Revista Ferroviária
Com cronograma conjunto ao do Aeroporto Internacional, CPTM quer
inaugurar linha de conexão até julho de 2018
A Linha 13-Jade da
CPTM, que a princípio ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos à Estação
Engenheiro Goulart, na zona Leste da capital, em 12,2 km de trilhos, deve ter
operação após à meia-noite, o que hoje não ocorre em nenhuma linha da empresa, para
atender os passageiros do aeroporto. Além disso, está previsto que a
concessionária que administra o aeroporto viabilize uma conexão entre a estação
da CPTM e o terminal de embarque do aeroporto. Segundo o presidente da CPTM,
Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, que participou ontem (14) de painel na 22ª
Semana de Tecnologia da Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de
Metrô), a empresa está compatibilizando o cronograma com o Aeroporto
Internacional de Guarulhos, para que ambos transportes estejam prontos na mesma
época. A intenção da CPTM é inaugurar a Linha 13 até julho de 2018.
Serão 8 novos
trens utilizados na Linha 13-Jade. Estes trens devem contar com bagageiro e
maleiro, para atender os passageiros do aeroporto e estão em processo de licitação.
Mesmo sem os trens prontos, em julho de 2018, a CPTM vai manter o plano de
inauguração da linha, utilizando, segundo Gonçalves, outros trens, como os da
frota CAF ou da frota Hyundai Rotem, adquiridos recentemente e que estão sendo
entregues. A Linha Jade deve viabilizar a viagem entre o Aeroporto
Internacional de Guarulhos e a Estação Brás, fazendo a integração com a Linha
12-Safira em Engenheiro Goulart, em 34 minutos. A Estação Engenheiro Goulart,
aliás, está sendo ampliada para fazer a conexão. De acordo com Gonçalves, as
obras na estação, que terá 5 vezes o tamanho original, está com avanço de 65%.
O investimento na Linha 13 é de R$ 2,2 bilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário