05/09/2016 08:53 - Diário do Pará
Apesar de ter sido “inaugurado” como experimental em 1º de julho passado
e de ser usado nas propagadas para reeleição do atual prefeito Zenaldo Coutinho
(PSDB), o Sistema BRT (Bus Rapid Transit) permanece inacabada e sem uma
perspectiva de pleno funcionamento. Muitas partes ainda estão em construção e
em outras sequer há sinal de obra, a exemplo do trecho situado em frente a um
shopping center até a avenida Independência
Nem mesmo o Terminal de Integração do Mangueirão, ponto de partida dos ônibus do sistema, foi concluído. Na manhã do último sábado (3), era possível observar operários trabalhando na área de embarque e desembarque. Um funcionário da empresa responsável pela obra, que não quis se identificar, informou que ainda falta muito para a conclusão dos trabalhos ali, como serviços na estrutura de ferro da cobertura e o próprio telhado. Mesmo assim, a Prefeitura de Belém já anunciou que, a partir de hoje (5), será iniciada a integração entre 3 linhas de ônibus comuns e os do BRT, que operam no trecho que vai do Terminal Mangueirão até o fim da avenida Almirante Barroso.
Nem mesmo o Terminal de Integração do Mangueirão, ponto de partida dos ônibus do sistema, foi concluído. Na manhã do último sábado (3), era possível observar operários trabalhando na área de embarque e desembarque. Um funcionário da empresa responsável pela obra, que não quis se identificar, informou que ainda falta muito para a conclusão dos trabalhos ali, como serviços na estrutura de ferro da cobertura e o próprio telhado. Mesmo assim, a Prefeitura de Belém já anunciou que, a partir de hoje (5), será iniciada a integração entre 3 linhas de ônibus comuns e os do BRT, que operam no trecho que vai do Terminal Mangueirão até o fim da avenida Almirante Barroso.
Até neste perímetro, a obra ainda não foi finalizada. Operários
trabalham durante o dia e a noite para erguer estações como a da travessa
Perebebuí e em frente ao Bosque, causando uma impressão de que tudo está sendo
feito apressadamente.
MUDANÇAS
Para a população que depende do transporte público, resta apenas
esperar, já que não há como prever quando o sistema BRT estará funcionando na
sua totalidade e, assim, atender a real necessidade da população. Na Augusto
Montenegro, há parada de ônibus que muda de local todos os dias. Na manhã de
sábado (3), havia passageiros aguardando pelo transporte em pleno canteiro
central da avenida, debaixo de sol forte.
Nas calçadas, há tubulações expostas. A situação é incômoda aos olhos do eletricista Edivaldo Pereira, 60. Usuário do transporte coletivo, ele diz que, como operário, avalia a obra como mal feita. “O acabamento foi feito na correria. Tem até ferro na área da ciclovia. Isso se chama ‘pedindo voto’”, critica.
Nas calçadas, há tubulações expostas. A situação é incômoda aos olhos do eletricista Edivaldo Pereira, 60. Usuário do transporte coletivo, ele diz que, como operário, avalia a obra como mal feita. “O acabamento foi feito na correria. Tem até ferro na área da ciclovia. Isso se chama ‘pedindo voto’”, critica.
RESPOSTA
Em nota, a Prefeitura de Belém informa que o horário de funcionamento
dos ônibus do BRT é das 8h às 17h. Para justificar a demora na implantação do
sistema, a Prefeitura diz que “a integração entre as linhas de ônibus está
ocorrendo de forma gradual, para familiarizar a população antes da adesão
completa aos serviços”, e que o trânsito na Augusto Montenegro voltará ao
normal quando as obras naquele trecho forem concluídas.
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