terça-feira, 31 de maio de 2016

Novo superintendente da CBTU Recife


O engenheiro Leonardo Villar Beltrão é funcionário da CBTU há mais de 30 anos
Por indicação do Ministro das Cidades, Bruno Araújo, a CBTU Recife tem novo Superintendente interino. Leonardo Villar Beltrão, engenheiro mecânico, formado pela Universidade Federal da Paraíba, é funcionário de carreira da CBTU Recife desde 1983. O engenheiro já ocupou o cargo de Gerente regional de Manutenção e Gerente regional de Obras na empresa.

25/05/2016 – CBTU

NOTA do TRANSURBPASS: Depois de uma série de nomeações meramente políticas de pessoas alheias ao setor, finalmente toma posse um profissional da casa competente e respeitado; 

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Linha 4 do metrô do Rio deve ser inaugurada no dia 5 de agosto

A viagem inaugural da Linha 4 do metrô carioca, que liga a Praça General Osório, em Ipanema, ao Jardim Oceânico, na Barra, será dia 5 de agosto, data da abertura da Rio-2016.
A linha começará transportando a família olímpica, inclusive os portadores de ingressos, com uma frota de apenas 6 trens e intervalos entre as viagens de 8 minutos.
Após a Rio-2016, o metrô fará uma pausa nas operações para a instalação de novos sistemas de controle e reabrirá ao público em novembro com a frota total de 15 trens e intervalos entre viagens de 4 minutos.
Os 60 condutores que vão trabalhar nesta linha já estão sendo treinados pela concessionária, da mesma forma que os trens novos vêm sendo testados nas linhas 1 e 2.
12/05/2016 – Mobilize


Linha 4 do Metrô Rio tem concluída a instalação dos trilhos

Trabalhadores da Linha 4 do metrô Rio finalizaram neste sábado (21) a instalação de trilhos no último trecho escavado pelo Tatuzão, sob o Alto Leblon. Entre a Barra da Tijuca e Ipanema – o chamado eixo olímpico – a nova linha tem trilhos em toda a sua extensão, totalizando 26 quilômetros de trilhos instalados.

Com isso, a execução dos serviços chega a 95% de conclusão. Todas as cinco estações do trecho olímpico (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico) estão em fase final de acabamento e já contam com acessos de passageiros, piso de granito, pastilhas decorativas e painéis artísticos instalados. Construídas de forma a garantir a acessibilidade dos passageiros, as estações terão rampas, elevadores adaptados e escadas rolantes.

Os testes na nova linha metroviária tiveram início em janeiro e ocorrem por fase. As subestações de energia e os sistemas operacionais já estão sendo verificados, como as avaliações de sinalização nos túneis, equipamentos de controle e até a energização das vias. Além das escadas rolantes e elevadores, os sistemas de ventilação e iluminação definitivos também passam por avaliação.

Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia

A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado. Este é o maior legado em mobilidade que o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos.
21/05/2016 – Agência Rio de Notícias


quinta-feira, 19 de maio de 2016

Obras do VLT em Santos avançam com entrega de estação e veículos

As obras civis do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) avançaram na Baixada Santista. O governador Geraldo Alckmin visitou nesta quarta-feira (27) as intervenções já finalizadas da décima estação do trecho Barreiros (Porto do VLT) e terceira do trecho santista. Com a Estação Bernardino de Campos, localizada na Av. Francisco Glicério, próximo ao Canal 2, estão concluídos 7 km dos 11,5 km previstos.
A previsão é de que em junho próximo o VLT esteja operando até a Estação Bernardino de Campos. Nesse período, serão realizados testes operacionais entre esta estação e a Estação Pinheiro Machado.
“Estamos entregando mais uma estação e mais dois trens, o 13º e o 14º do total de 22. Voltaremos em maio para inaugurar o pátio, o CCO (centro de controle operacional) e o 15º trem do VLT. Em outubro começa a operação plena, com funcionamento das 6h até a meia-noite, todos os dias”, disse Alckmin.
O VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários das 7h às 19h. Seis veículos circulam com intervalo de dez minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. Desde o início da operação–teste, em abril de 2015, foram transportados mais de 100 mil usuários.
Nove das 15 estações previstas no trecho Barreiros – Porto já recebem o VLT: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos. As estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto, em Santos, além do Terminal Barreiros, em São Vicente, estarão operando até dezembro de 2016.
“Sobre a segunda fase, estamos terminando o projeto executivo e a aprovação ambiental. E lançaremos a segunda fase com mais 14 estações, de Conselheiro Nébias até Valongo”, explicou o governador.
Desembarcaram na Baixada Santista 14 VLTs. A chegada do 15º VLT está prevista para julho. Em 2017 serão entregues os sete veículos restantes do total de 22 VLTs contratados. Características do VLT: 2,65m de largura por 44m de comprimento e 3,20m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
“A característica desse VLT é a automação, com 37km de cabo em cada trem, 14 câmeras de vídeo, seis motores, todos com ar condicionado, 55 toneladas de aço. E ferrovia, via permanente elétrica, não polui, não tem diesel, não tem fumaça. Portanto, um transporte de alta capacidade e qualidade”, destacou Alckmin.
Integração
Um passo importante para o sucesso do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), do qual faz parte o VLT, é a integração com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais da Baixada Santista. Ocorrerá em duas etapas: com as linhas intermunicipais, a previsão é junho de 2016 envolvendo, preliminarmente, 37 linhas gerenciadas pela EMTU/SP e que circulam no raio de 400 metros ao longo da linha do VLT. Os serviços são operados com uma frota de cerca de 350 ônibus e atendem diariamente 150 mil passageiros por dia. A integração com as linhas municipais deve ocorrer até o final de 2016.

27/04/2016 – Governo do Estado de São Paulo

Metrô sem operador cada vez mais frequente 27/04/2016Clipping do Dia

Metrô guiado sem a presença de operador. Turistas que visitam a Linha 4 do Metrô de São Paulo podem ver como novidade, mas a funcionalidade já usada há algumas décadas mundo afora.
A adoção de sistemas metroviários sem condutor é cada mais frequente, e o último país que se tem notícia com a intensão de implantar a tecnologia é o Canada, onde a rede de Montreal deve instalar uma linha automática com 67 quilômetros de extensão, segundo o portal Railway Gazette.
A nova ligação ainda está em projeto, mas já é cotada como a terceira maior linha automática do mundo, ficando atrás do metrô de Dubai, com 80 km de linhas operadas sem condutores, além da rede automatizada de Vancouver, com 68 km.
Metrô de Dubai
De acordo com o site Metrobits.org, a primeira linha metroviária sem operador é a de Osaka, no Japão, instalada em 1981. O levantamento aponta pelo menos 37 sistemas deste tipo instados até o ano de 2013, porém o número é maior, já que excluí o monotrilho da Linha 15 de São Paulo.
América do Sul
Na América latina, apenas o Brasil detém da tecnologia na Linha 4-Amarela e na Linha 15-Prata. Futuras ligações como a 6-Laranja e 17-Ouro devem ser nas mesmas configurações. Além disso, o Metrô de Lima, no Peru, as futuras linhas 2 e 4, com previsão de entrega em 2019, também devem possuir trens automáticos.
Já na capital do Chile, Santiago, as futuras linhas 3 e 6, que estão em construção, já receberam os novos trens com tecnologia driverless.

26/04/2016 – Via Trolebus

sábado, 30 de abril de 2016

No Rio, VLT começa a operar em 22 de maio entre rodoviária e Santos Dumont


O primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entrará em operação comercial no dia 22 de maio, segundo o prefeito Eduardo Paes, que informou a nova data em entrevista ao Globo. O anúncio oficial será feito ainda nesta semana. De acordo o prefeito, o funcionamento do VLT terá impacto no trânsito de algumas ruas do Centro.
— A gente vai começar de novo a mudar mão no Centro. Então preparem-se para momentos de transtorno de novo. Mas, desta vez, é no modo definitivo — alertou.
A primeira linha fará a ligação entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, passando pelas avenidas Rodrigues Alves e Rio Branco, em cerca de 30 minutos. A última previsão era de que o sistema fosse inaugurado até o fim de abril, mas ainda há obras pelo caminho. Há duas semanas, O GLOBO mostrou que os testes com as composições ainda enfrentavam obstáculos por causa dos canteiros e de problemas na energização dos trilhos.
O VLT será inaugurado com 18 estações, conforme o compromisso assumido pelo Rio para os Jogos Olímpicos. Outras onze estações, entre Central e Praça Quinze, ficarão prontas somente no segundo semestre. Já as últimas três, que serão instaladas na Rua Marechal Floriano, deverão ser entregues em 2017.
Da frota total de 32 trens, nove começarão a circular a partir de maio. Cada composição terá capacidade para levar até 420 pessoas. Sem roleta nem cobradores, os passageiros terão que validar voluntariamente o próprio bilhete dentro do VLT. O preço da passagem será o mesmo que o dos ônibus municipais: R$ 3,80. Quem tentar burlar o sistema, deixando de pagar passagem, poderá ser multado em R$ 170. Fiscais usarão máquinas para verificar se o usuário validou seu tíquete.
Nas ruas do Centro, a prefeitura tem investido em campanhas para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados com o início da circulação dos bondes modernos.

27/04/2016 – O Globo

Consórcio TIDP assume contrato de estações da Linha 17-Ouro em 30 dias

O Metrô de São Paulo vai contratar em até 30 dias o consórcio TIDP, formado pelas empresas Tiisa e DP Barros, para finalizar três estações que compõem o lote 2 da Linha 17-Ouro – a Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan. O valor do novo contrato será de R$ 74 milhões ante R$ 129 milhões do anterior. Parte do serviço já foi feita e a estação Morumbi será retirada do novo escopo e objeto de nova licitação.
O governo rompeu em janeiro o contrato com as empresas Andrade Gutierrez e CR Almeida, devido à paralisação das obras. As segundas colocadas na licitação, as construtoras Mendes Junior e Heleno & Fonseca, não quiseram assumir a obra.
O contrato será para obra civil bruta, de acabamento, comunicação visual, hidráulica e paisagismo das três estações. Os trabalhos devem começar neste semestre.
A construção da Linha 17-Ouro, o monotrilho que ligará o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM, foi dividida em quatro contratos. Apenas um está em obras, o que inclui 7,6 quilômetros e algumas estações, a cargo do mesmo TIDP. A linha deveria estar pronta para a Copa de 2014.
Os outros dois são a construção do pátio de manobras (licitação vencida pela Andrade Gutierrez e CR Almeida) e o de obras civis e material rodante, sob responsabilidade de Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi e MPE. Também aqui o Metrô está negociando com os outros participantes.

11/04/2016 – Valor Econômico