quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Projeto de expansão do metrô de Porto Alegre

Fase 1

Nº de estações: 13
Comprimento estimado: 14,88 km
Veículos: 25 composições
Trajeto: zona norte – centro, passando pelas avenidas Assis Brasil, Brasiliano Índio de Moraes, Benjamin Constant, Cairú, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, largo Jornalista Glênio Peres e avenida Borges


2Fase 2
Nº de estações: 10
Comprimento estimado: 10,92 km
Veículos: 11 composições
Trajeto: centro – zona sul, passando pelas avenidas Borges de Medeiros, Ganzo, rua Barão do Triunfo e avenida Bento Gonçalves.
Foto: Divulgação
3Veículos
O 'metrô leve' deverá ser o veículo que circulará nas linhas da capital gaúcha. Utilizados em cidades como Shanghai (China), Istambul (Turquia) e Barcelona (Espanha), os trens possibilitam a construção de túneis com diâmetros menores (4 metros) e vias elevadas mais estreitas. A composição tem uma oferta inferior ao metrô pesado, mas superior a um corredor de ônibus, garantindo um transporte entre 20 mil a 40 mil passageiros/hora por sentido.
Velocidade: 35 km/h
Intervalos: de 90 a 180 segundos
Foto: Divulgação
4Estações
O projeto do MetrôPoa prevê a integração das estações com o BRT (Bus Rapid Transport), sistema rápido de ônibus a ser concluído até a Copa do Mundo de 2014.
Foto: Divulgação
5Raio X
População atendida: 3,36 milhões de habitantes (Porto Alegre e região metropolitana)
Nº de moradores no entorno do metrô: 297 mil (172 mil na 1ª fase e 126 mil na 2ª fase)
Bairros atendidos: 35 (18 na primeira fase e 17 na segunda)
Polos geradores de tráfego atendidos (comércio, serviço, saúde, educação e lazer): 35 na primeira fase e 48 na segunda-feira
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário