segunda-feira, 26 de agosto de 2013

13 dias de Aeromóvel: 12 mil usuários

23/08/2013
No dia 10 de agosto foi inaugurado em Porto Alegre, o Aeromóvel, sistema que liga a Estação Aeroporto ao Terminal 1 do aeroporto. Desde então, os veículos que fazem a travessia já percorreu mais de 400km e transportaram cerca de 12 mil pessoas.

Cada veículo do sistema transporta até 150 passageiros e segundo o diretor de engenharia do Aeromovel, Diego Abs, o veículo não apresentou quaisquer problemas em sua operação até o momento. No próximo mês o sistema contará com um novo veículo, o A200, que possui capacidade para comportar até 300 usuários, com isso o sistema atenderá melhor a demanda.

Durante a etapa de operação assistida, o Aeromovel funcionará das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. A Trensurb prevê que a operação assistida dure até novembro, tendo seu horário ampliado das 5h às 23h20.

O Aeromóvel é um sistema desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), que funciona em via elevada e utiliza propulsão pneumática - o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

O projeto básico da estrutura dos veículos foi desenvolvido pela Coester. A T´Trans fez o projeto e fabricou os veículos, que possuem carroceria em fibra de vidro. O projeto do Aeromovel custou R$ 37,8 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário