sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CBTU garante que VLT começa a ser entregue em maio e vai fazer integração com BRT na rodoviária

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já foi licitado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o primeiro já deve ser entregue em maio de 2014, revelou o superintendente da CBTU, Lucélio Cartaxo.

“A primeira medição já foi realizada”, destacou Cartaxo apontando que o VLT terá oito composições cada uma com três carros. “Eles têm um prazo para serem entregues e estão sendo fabricados por uma empresa nordestina e tem até o dia 27 de maio de 2014 para fazer a primeira entrega”, conta.

A partir da primeira, as entregas serão feitas mensalmente e até dezembro todos os veículos já devem ter sido entregues. O projeto vai além, ressalta o superintendente e engloba também a ampliação das estações de 12 para 16 e a reestruturação das que já existem. 20 km de trilhos também serão substituídos por outros mais grossos que melhoram a estabilidade do veículo.

“Esse VLT é mais rápido, seguro e confortável. O tempo de espera vai deixar de ser de 1h10 para no máximo 25 minutos. Além disso o número de embarques vai subir de oito mil para até 40 mil por dia. O VLT tem um nível bom de iluminação , baixo ruído, menos peso nos trilhos, economia de combustível já que vai usar o biodiesel e consumir metade do atual modelo além de ser menos poluente.

Cartaxo destacou ainda a integração do VLT com o BRT para que o usuário pague apenas uma passagem. “Já faz parte do projeto, ao lado da rodoviária o governo do estado deve ceder o terreno para a construção dessa integração.

O superintendente destacou também que ainda esse ano estão sendo destinados mais R$ 4 milhões para o projeto executivo de modernizar o sistema como um todo. A ampliação das plataformas faz parte deste projeto. “Vamos construir a estação de Cabedelo próximo à escola técnica, Estação de Vila Feliz, outra perto da escola normal em Várzea Nova, Santa Rita e uma no baixo Roger, perto do antigo lixão. Além dessas haverá a reconstrução das estações de Bayeux e Jacaré e reforma das demais.

A implantação do VLT faz parte do PAC da mobilidade, mas Cartaxo apontou que a obra completa só deve ser entregue daqui há três anos.

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