sexta-feira, 7 de março de 2014

Estações a todo vapor

Zero Hora 30/01/2014

A partir de hoje, plataformas da Industrial, Fenac e Novo Hamburgo irão funcionar das 5h às 23h20min

Na fase final da expansão até Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, a Trensurb abre aos passageiros as estações Industrial, Fenac e Novo Hamburgo em horário integral (das 5h às 23h20min) a partir de hoje, por enquanto sem a cobrança de bilhetes.

O acesso é gratuito porque ainda são aplicados alguns testes e avaliações no sistema de abastecimento de energia, que passou por reparos na semana passada, e nos outros equipamentos e sistemas das estações.

No dia 23 de janeiro, as plataformas começaram a receber a circulação de trens em horário integral, sem a presença de usuários. Segundo a empresa, era preciso analisar as condições de abastecimento de energia - maior nos horários de pico. Por contrato, a fase de testes precisa terminar até abril, e, depois disso, o consórcio de empresas Nova Via encerra sua participação contratual e a responsabilidade por todo o sistema fica com a Trensurb.

As faixas horárias e intervalos entre viagens saindo da Estação Novo Hamburgo serão os mesmos praticados até então nas partidas da Estação Santo Afonso.

Orçadas em mais de R$ 900 milhões, as novas estações - com extensão de 4,4 quilômetros - devem gerar um acréscimo de 30 mil passageiros por dia nos vagões. O cálculo financeiro inclui também serviços complementares, como a reurbanização dos entornos das estações, construção de uma ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos, novo sistema viário em São Leopoldo, melhoramento hidrodinâmico do Arroio Luiz Rau, reassentamento de 730 famílias e atualização tecnológica do Centro de Controle Operacional da Trensurb.

Em julho de 2012, a primeira etapa da expansão do trem foi concluída com a inauguração de 4,9 quilômetros de via permanente e duas estações - Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário