quarta-feira, 30 de abril de 2014

Trem nacional comprado pela SuperVia realiza sua primeira viagem

MAXPRESS |     19/03/2014

O primeiro trem nacional, composto por oito carros, adquirido pela Supervia para acelerar a renovação da frota de trens do sistema fluminense, começou a circular hoje (18/03). A viagem inaugural entre as estações Nilópolis, no ramal Japeri (Baixada Fluminense), e Deodoro contou com a presença do presidente da Supervia, Carlos José Cunha, governador do Estado, Sérgio Cabral, do vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando de Souza Pezão, do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes e do presidente da Alstom do Brasil, Marcos Costa. A composição integra a compra de 80 novos carros junto à Alstom, um investimento previsto contratualmente para o período 2017-2020 e, portanto, antecipado em quatro anos pela concessionária.

"O projeto de renovação do sistema ferroviário do Rio de Janeiro é irreversível e contínuo. A compra de novas e modernas composições, todas com ar-condicionado, é um dos importantes passos para essa transformação. Estamos investindo, ainda, em melhorias na infraestrutura da via férrea, troca de trilhos, dormentes e cabos de rede aérea, modernização do sistema de comunicação e reformas de estações, entre outros pontos que farão a diferença no dia a dia de nossos passageiros", afirmou o presidente da Supervia, Carlos José Cunha.

Passageira do ramal Deodoro, Hellen Cristina Ferreira, promotora de vendas, foi uma das primeiras clientes a embarcar no novo trem. "Já na plataforma, quando vi o trem chegando, percebi que ele era diferente. Achei mais espaçoso e silencioso, está aprovado. Sem dúvida, o trem é o meio de transporte mais rápido e fico satisfeita em perceber os investimentos", comemorou a passageira.

O governador Sérgio Cabral comentou o processo de renovação da frota. "Este trem nacional representa uma melhora na qualidade de atendimento ao passageiro. Esperamos terminar o ano com mais 50 trens novos, modernos e refrigerados". O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, também falou sobre os investimentos no sistema ferroviário do Rio de Janeiro nos últimos anos: "Quando assumimos eram dez trens com ar-condicionado. Até o fim deste ano, a população contará com 150 trens com ar-condicionado".

Todos os trens do modelo adquirido pela Supervia contam com design inovador, ar-condicionado, circuito interno de câmera e painéis de LED, passagem interna entre os vagões, sistema que não permitirá a abertura de portas durante as viagens e capacidade para transportar até 2.400 passageiros por composição. O investimento total é de R$ 280 milhões e contempla, também, a construção de uma unidade de finalização da montagem de trens, que será utilizada pela concessionária para concluir a produção das composições.
Em 2014, além dos 80 novos carros adquiridos pela supervia, a concessionária começará a receber outros 280 carros encomendados da China pelo Governo do Estado, cuja entrega foi antecipada de setembro para o mês de abril. A renovação da frota de trens é um dos itens contemplados no Contrato de Concessão, para o qual a supervia destina R$ 2,1 bilhões, que serão investidos até 2019 e aplicados em reforma de estações, sinalização e revitalização de infraestrutura (rede aérea, via permanente e telecomunicação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário