quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Monotrilho é inaugurado em SP e atrai curiosos



30/08/2014 - Valor

O começo da chamada visita controlada do monotrilho que liga a estação Vila Prudente do metrô e a nova estação Oratório, ambas na zona leste de São Paulo, ocorreu sem maiores problemas neste sábado.

O funcionamento parcial - e gratuito, por ora - do monotrilho será nos sábados e nos domingos, das 10h às 15h, e deve ser expandido para toda a semana durante os próximos dois ou três meses, segundo o Metrô, que administra o projeto. Depois desse período, esse trecho deve ser posto em operação plena.

O secretário estadual de transporte metropolitano, Jurandir Fernandes, presente na primeira viagem do trem, elogiou a falta de surpresas. Apesar de ser uma tecnologia nova, as muitas horas-teste que fizemos permitiu que não tivéssemos qualquer surpresa, disse.

Sobre o atraso da entrega da obra, iniciada em 2010, Fernandes disse que foi por causa do licenciamento ambiental, que não permitiu a derrubada de cerca de 50 árvores na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo, sobre a qual corre a obra, e forçou o Metrô a buscar mais desapropriações. São as árvores mais caras de São Paulo, afirmou.

Durante a inauguração do serviço, as catracas foram liberadas pontualmente às 10h. O primeiro trem viajou entre 10h06 e 10h09. Há intervalo de 18 minutos entre os trens durante esse período experimental.

A integração com a Linha 2-Verde do metrô ainda está em obras.

Houve falhas nas escadas rolantes em ambas estações, que pararam de supetão, mas os funcionários do metrô não souberam explicar o motivo. Técnicos da ThyssenKrupp, responsável pelo equipamento, investigavam as causas.

Os usuários gostaram do que viram. Costumo ir de carro até a estação V. Prudente, mas agora vou poder ir de monotrilho. Esperava isso há muito tempo, diz o comerciante Mohamed Hussein Majdou, 65, que tem uma loja de colchões ao lado da estação Oratório. Mas ainda não dá para vender o carro.

O ajudante-geral Juacaz Marciano da Boa Morte, 57, disse que ficou com medo ao viajar no primeiro vagão, que tem uma ampla janela frontal permite a visão do estreito trilho à frente da composição - sem maquinista. Mas a gente se acostuma, diz o morador de Itaquera.

O trecho até a estação São Mateus está previsto para o final do ano que vem. O traçado completo é entre a estação Ipiranga de trem e a Cidade Tiradentes, com 18 estações e 26,6 km.

O investimento total previsto é de R$ 6,4 bilhões.


PRIMEIRO TRECHO DO MONOTRILHO DA LINHA 15-PRATA, ENTRE VILA PRUDENTE E ORATÓRIO, É ABERTO PARA VISITA DA POPULAÇÃO
Metrô entrega ciclovia de 2,4 quilômetros na Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello
Com 2,9 quilômetros de extensão, o trecho do primeiro monotrilho de São Paulo e o de maior capacidade de transporte do mundo está aberto para visita aos sábados e domingos, das 10h00 às 15h00, entre Vila Prudente e Oratório. Nessa fase inicial de operação, chamada de “visita controlada”, o público poderá conhecer gratuitamente as instalações das novas estações suspensas e andar no trem do monotrilho a 15 metros de altura, sobre a Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello.
O funcionamento das novas estações em período parcial viabiliza o ajuste final dos equipamentos e sistemas, além de liberar as vias do monotrilho nos demais dias da semana para os testes dos novos trens da frota. Essa operação diferenciada conta com a assistência de técnicos das diversas áreas operacionais do Metrô para fazer os últimos acertos antes da operação comercial, cuja previsão de início é em 60 dias. O primeiro trecho entre Vila Prudente e Oratório atenderá 13.300 passageiros/dia.
Durante a visita controlada, o Metrô vai promover uma campanha educativa sobre a utilização do monotrilho por meio de avisos sonoros e comunicação visual, com dicas de como usar o novo sistema de forma segura e adequada. As equipes de operação também estarão à disposição para orientar e auxiliar os novos usuários da Linha 15. O acesso à estação Vila Prudente fica na Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, esquina com a Rua Cavour, ao lado da Linha 2-Verde. Já a entrada da estação Oratório será feita pela Avenida do Oratório 165.
Ciclovia e área verde sob o monotrilho
A ciclovia de 2,4 quilômetros sob o elevado por onde circula o trem do monotrilho da Linha 15-Prata está sendo entregue à população. São duas pistas exclusivas para bicicletas, cercadas por áreas ajardinadas com projeto paisagístico repleto de vegetação.
Esta nova área de lazer também conta com iluminação e sinalização horizontal e vertical específica para orientar os deslocamentos dos ciclistas. A ciclovia também permitirá fácil acesso aos bicicletários e paraciclos anexos às estações Vila Prudente e Oratório.
A implantação da ciclovia foi realizada como parte das medidas compensatórias exigidas para essa obra. Em convênio assinado entre a Prefeitura de São Paulo e o Metrô, a ciclovia passará a ter sua conservação realizada pelos órgãos municipais.
No futuro, a rota completa para os ciclistas contará com 26,6 quilômetros de extensão, de Ipiranga até Hospital Cidade Tiradentes e será entregue à população com os demais trechos da Linha 15-Prata.
Estações suspensas: nova concepção arquitetônica
As estações Vila Prudente e Oratório são as primeiras construídas com uma nova concepção arquitetônica destinada ao monotrilho. Suspensas, as estruturas contemplam vidros especiais que permitem iluminação e ventilação naturais. As novas estações possuem dois pavimentos: o mezanino onde está a linha de bloqueios e o piso superior, com duas plataformas de embarque, a 15 metros de altura (o equivalente a um prédio de cinco andares).
A estação Vila Prudente tem 16.000 m² de área construída. Na parte inferior da estação o Metrô está construindo um conjunto de terminais de ônibus composto por uma área principal (terminal central) e dois terminais de suporte localizados ao norte e sul da Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo. Todos os terminais estão com obras em andamento e entrarão em funcionamento na segunda etapa da obra. Após a conclusão, eles serão entregues à SPTrans para a operação das linhas.
A estação Oratório tem 5.400 m² de área construída, cinco elevadores e sete escadas rolantes. As duas estações são totalmente acessíveis, com rampas, sanitários adaptados, piso tátil e comunicação em Braille. São equipadas também com portas de plataforma, para facilitar o embarque e desembarque dos usuários.
Trens sem operadores e com tecnologia de ponta
Os trens do monotrilho da Linha 15-Prata no Brasil possuem sete carros, 86 metros de comprimento, 3,15 metros de largura e capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros.
Os carros são feitos com liga de alumínio e o desenho aerodinâmico foi inspirado no conceito construtivo de aeronaves. Os trens possuem tração elétrica e sustentação por pneus, se deslocam sobre vigas de 69 centímetros de largura e em via elevada, com altura que varia de 12 metros e 15 metros. A velocidade comercial mínima será de 35 km/h e a máxima de 80 km/h.
Os trens contam com sistema de ar-condicionado, salão de passageiros contínuo e interligação entre carros, operação automática (sem a necessidade de operador no veículo) e sistema de câmeras com monitoramento em tempo real.
Uma avenida no céu
O primeiro monotrilho de São Paulo e o de maior capacidade de transporte do mundo já é objeto de curiosidade. O ensaio fotográfico “Uma avenida no céu”, do fotógrafo Cláudio Pepper, conta com mais de dez imagens que retratam toda a inovação do monotrilho, suas estações, suas estruturas, seus trens. As imagens foram capturadas durante a construção do primeiro trecho e ficarão expostas na estação Oratório durante o período de visita controlada.
Em paralelo, acontece na estação Vila Prudente a mostra “SP/my self, a minha avenida paulista” de autoria do mesmo artista. Mais dez fotos revelam o cotidiano da principal avenida de São Paulo. Os cliques retratam os canteiros centrais, os pedestres e o MASP. Tudo sob o olhar curioso de Claudio Pepper, que não só faz as imagens como é participante delas.
Linha 15-Prata: obras avançam rumo à Cidade Tiradentes
Com obras já em andamento, a segunda fase da Linha 15-Prata ligará a estação Oratório a São Mateus, com extensão de 10,1 km e oito estações. Já o terceiro e último trecho terá 11,4 km e sete estações ligando São Mateus e o Hospital Cidade Tiradentes. Nesta estapa também está contemplada a extensão de 2,1 km da linha até o Ipiranga, fazendo a conexão com a estação Ipiranga da CPTM (Linha 10-Turquesa).
Quando concluída, a Linha 15-Prata terá 26,6 quilômetros de extensão, 18 estações e dois pátios de estacionamento e manobra de trens. A previsão é de que 520 mil passageiros sejam atendidos por dia, em média. O valor total de investimento é de R$ 6,4 bilhões.
Departamento de Imprensa do Metrô - Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

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