quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Segundo bonde fabricado em Três Rios chega a Santa Teresa

Jornal Entrerios - Rio de Janeiro/RJ - HOME - 08/10/2014 - 08:30:00

O segundo dos 14 novos bondes de Santa Teresa chegou, no último domingo (05), à Estação Carioca. Outros 12 bondes estão sendo fabricados na empresa TTrans, em Três Rios. Até novembro, está prevista a chegada do terceiro veículo.

O veículo já está passando por testes estáticos, que incluem equipamentos, componentes e comandos. Em seguida, serão realizadas as avaliações dinâmicas, com simulação de carga com sacos de areia, teste para maiores inclinações e operação assistida sem passageiros.

O primeiro bonde, que passa desde agosto por avaliações estáticas e dinâmicas na Rua Joaquim Murtinho, iniciou os testes nos Arcos da Lapa na semana passada. Desde o dia 1º de outubro, o trecho em operação vai do Largo do Curvelo até a Estação Carioca.

Os novos bondes serão colocados em funcionamento com estrutura de aço reforçado, revestida com fibra de vidro, para garantir mais segurança aos passageiros. Os veículos contam com moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores de última geração com menor consumo de energia, sistemas de freios dinâmico e magnético, GPS, sistema de som para comunicação com os usuários, estribos retráteis e quatro câmeras de monitoramento.

Os novos bondes, que tiveram o visual original aprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), preservam as características estéticas tradicionais, entre elas a identidade visual, dimensões, cores, conjunto estético e os bancos de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário