quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CPTM recebe dois novos trens

05/11/2014
Toda a frota da CPTM está sendo renovada. Desde 2006, 104 novas composições já entraram em operação.

 Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebeu ontem (04/11), em cerimônia com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, mais dois novos trens para a Linha 11-Coral. Os trens fazem parte de um lote de nove composições adquiridas para reforçar a frota do Expresso Leste, que liga o centro da capital paulista (Estação Luz) à zona leste (Estação Guaianazes).

“Entregamos hoje o que há de mais moderno, trens com ar condicionado, motorização maior, câmeras de vídeo e vagão contínuo. Cada trem tem oito carros, então são 16 carros a mais”, disse Alckmin. O governador ressaltou que a Linha 11-Coral da CPTM segue da zona leste da capital até a cidade de Mogi das Cruzes. “É a maior linha da CPTM e transporta 750 mil passageiros por dia. Esses dois trens representam um grande ganho à população”.

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens, da série 9000 da Alstom, possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (conta com sinalização visual para identificação de assentos preferências, mapa dinâmico e áudio, espaço para cadeirantes).

Toda a frota da CPTM está sendo renovada. Desde 2006, 104 novas composições já entraram em operação.  No ano passado, o Governo do Estado encomendou mais 65 trens — 35 com a CAF e 30 com o consórcio Iesa – Hyundai Rotem — para concluir a renovação da frota da Companhia. Os primeiros trens deverão começar a ser entregues no primeiro semestre de 2015.

Segundo a CPTM, na Linha 11-Coral, os investimentos previstos para este ano são de cerca de R$ 90 milhões. Três estações estão em fase final de reconstrução e devem ser entregues aos usuários no primeiro semestre de 2015: Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá.

Outras cinco estações também serão reconstruídas (Antonio Gianetti, Mogi das Cruzes, Estudantes, Jundiapeba e Brás Cubas) e a previsão de início de obras depende da liberação dos recursos do PAC da Mobilidade, programa do governo federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário