quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Setor de transporte de passageiros sobre trilhos prevê aumento de empregos pelo terceiro ano consecutivo


• De acordo com a ANPTrilhos, até 2020 setor deve contar com 60 mil profissionais empregados;
• Em novembro, São Paulo sedia evento que discutirá o futuro do mercado de trabalho em toda a indústria metroferroviária

Um dos reflexos mais imediatos da recessão econômica é no mercado de trabalho, que acaba sendo um dos mais afetados. A diminuição na atividade industrial atinge na mesma proporção o ritmo de abertura de vagas de trabalho e a manutenção desses postos. No entanto, há setores que sentiram menos os efeitos da crise que assola o país, entre eles, o metroferroviário. Segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), desde 2014 o segmento registra crescimento médio de 10% no número de vagas de trabalho.
De acordo com a superintendente da entidade, Roberta Marchesi, em 2015 a expansão chegou a 6%, alcançando a marca de 41.100 profissionais empregados. “Já é o segundo ano consecutivo que vamos na contramão da crise econômica, nosso segmento vem em uma crescente muito grande no número de empregos, muito em função das inaugurações e implantações de novos sistemas”, afirma.
Roberta prevê que para 2016 a ascensão continue. “Para este ano, esperamos novas vagas de trabalho nesse mercado, especialmente por causa da abertura da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, assim como pela inauguração do VLT da cidade, da expansão da Linha 2 do Metrô de Salvador, entre outras. O segmento vai crescendo e isso gera aumento na empregabilidade”, reforça a superintendente da ANPTrilhos, que será uma das associações presentes na NT Expo 2016, o principal evento dedicado ao setor metroferroviário na América Latina, que será realizado de 8 a 10 de novembro, em São Paulo.

Estima-se que até o final de 2020 o quadro de profissionais contratados chegue ao número de 60.000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário