quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Com 15 anos, Linha 5-Lilás do Metrô ainda não está diretamente ligada à rede


20/10/2017 - G1
A Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, que completa nesta sexta-feira (20) 15 anos de funcionamento, é a única que ainda não está diretamente ligada à rede – é a única que ainda é isolada, não tendo ligação com nenhuma outra do Metrô. Ela, porém, faz ligação com uma estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A integração da linha com a CPTM foi em 2002, quando o governo do Estado de São Paulo entregou os trilhos que ligam o Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo, ao Largo 13, na região de Santo Amaro, também na Zona Sul de São Paulo.

A expansão rumo ao Metrô começou em 2009 e, em 2014, a estação Adolfo Pinheiro foi entregue. 3 anos se passaram e, em agosto, outras três estações entraram em operação, mas com horário restrito. Ainda estão em teste as estações Alto da Boa Vista, Borga Gato e Brooklin.

O governo estadual promete entregar até o início de 2018 o restante da linha que, assim, terá a ligação com o sistema do Metrô. Ela vai se ligar à linha Azul, na estação Santa Cruz, e com a linha Verde, na Chácara Klabin.

A placa da obra da estação Santa Cruz, da linha 5-Lilás, não diz quando ela vai ficar pronta. Mas o governo do estado garante que será em dezembro de 2017.

"Nós estamos trabalhando fortemente, cobrando nossos fornecedores, pra que a gente possa cumprir as metas", diz o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

A reportagem não teve autorização do Metrô para entrar na obra. Mas é no local há máquinas e funcionários trabalhando, ainda faltando o acabamento. As pessoas que circulam na região, porém, desconfiam que a obra não fique pronta no prazo.

Isso porque as obras do primeiro trecho da linha Lilás começaram em 1998. Quem pagou o serviço foi a CPTM, mas a linha acabou virando do Metrô. O trecho de 9,4 km, entre o Capão Redondo e o Largo 13, ficou pronto em 2002.

A Linha Lilás voltou a ser notícia em 2008, quando se começaram as desapropriações para as obras de expansão. Os operários iniciaram os trabalhos em 2009 e, só em 2014, a primeira estação foi entregue: a Adolfo Pinheiro.

O governo do estado precisou de mais 3 anos para inaugurar outras três estações, em agosto de 2017. Mas, 8 anos após o início, as obras da expansão da linha Lilás ainda não acabaram.

Na estação AACD- Hospital dos Servidores, há funcionários trabalhando em obras. Os frequentadores da região esperam que a estação fique pronta logo.

O governo do estado quer conceder a Linha Lilás à iniciativa privada. O Tribunal de Contas do Estado suspendeu o edital. O governo respondeu aos questionamentos do TCE e, agora, espera a liberação para a fazer a licitação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário