sexta-feira, 27 de abril de 2018

Trem de passageiros na Lapa já tem data para começar a circular



25/04/2018 - Gazeta do Povo

Faz dois meses que a Prefeitura da Lapa anunciou um plano para trazer de volta à cidade o trem de passageiros. Agora, quem está morrendo de saudades do sacolejar característico da ferrovia terá um aperitivo. A Lapa acaba de anunciar que o trem de passageiros vai circular em junho, entre os dias 13 e 17 — os passeios são em comemoração aos 249 anos da cidade.

Os passeios serão realizados duas vezes ao dia — uma de manhã e uma à tarde — e o número de saídas ainda pode aumentar se a procura for grande. Segundo Márcio Assad, diretor de turismo, comunicação e eventos da Lapa, esse circuito temporário já é um reflexo da aprovação do projeto Museu Dinâmico da Ferrovia pela ANTT. “Nós estamos começando com o trem eventual, que ficará alguns dias operando. Esse é um teste para que tudo seja verificado, tanto a demanda quanto a operação.”

Percorrer o trajeto entre a estação central da Lapa e o Rio da Várzea vai custar R$ 60 por pessoa. O valor foi definido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). É ela que detém os direitos de exploração desse tipo de turismo. Os bilhetes serão disponibilizados pela internet, com venda antecipada para moradores da cidade. Menores de cinco anos não pagam. O passeio tem previsão de duas horas de duração, contando a ida e a volta.

A velha maria-fumaça

Quando a prefeitura anunciou que estava indo a Brasília para pleitear uma autorização para que o trem de passageiros voltasse a operar na cidade, a promessa era de que a locomotiva utilizada seria a maria-fumaça nº 11. Ela foi a primeira locomotiva a vapor a circular no Paraná. Foi fabricada em 1873 e ficou exposta por vários anos no Shopping Estação, em Curitiba.

Essa ideia não foi abandonada. Mas, nos passeios previstos para junho, não será essa maria-fumaça a operar. “Ainda não temos a maria-fumaça nº 11. Ela está em vias de ficar pronta. Entretanto, como é um trabalho artesanal, não estará disponível a tempo para essa oportunidade”, explica Assad.

Mesmo sem a grande estrela, quem for à Lapa para andar de trem em junho terá a chance de experimentar uma viagem que foi feita pela última vez por um trem de passageiros há mais de 20 anos. A composição que vai operar nesses dias tem capacidade para aproximadamente 300 passageiros.

O projeto Museu Dinâmico da Ferrovia, aprovado pela ANTT, prevê saídas durante a semana para levar estudantes que visitam a Lapa em busca de conhecimentos históricos e culturais. Também estão previstas saídas aos finais de semana para turistas em geral. De acordo com Assad, o museu deve ser implantado após testes como esses que a prefeitura e a ABPF anunciaram para junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário