sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Crivella decide tirar ônibus de parte de ruas do Centro do Rio; VLT será a opção


  07/02/2019
person G1

VLT circula pela Praça XV no Centro do Rio - Foto: Divulgação

A partir da semana que vem, os ônibus vão deixar de circular por parte do Centro do Rio. Acordo do prefeito Marcelo Crivella com as viações deslocará pontos finais para a Rodoviária Novo Rio e para o entorno da Central do Brasil. O objetivo da medida é aumentar o volume de passageiros no VLT, cuja Linha 3 será inaugurada também semana que vem.
Cálculos apontaram que o VLT é deficitário: por dia, apenas 60 mil passageiros andam nos bondes modernos. A estimativa, quando a rede foi lançada, era levar 265 mil pessoas - quatro vezes mais. No contrato, cabe à prefeitura cobrir essa diferença.
A prefeitura ainda vai detalhar o cronograma da retirada dos ônibus e vai definir os novos itinerários. Crivella não esclareceu se as linhas que vêm da Zona Sul vão sofrer alterações.
Para compensar a restrição de ônibus, a Linha 3 do VLT enfim vai funcionar, inaugurando o eixo da Avenida Marechal Floriano (paralela à Presidente Vargas). Três estações serão abertas:
Cristiano Ottoni/Pequena ÁfricaCamerino/Rosas NegrasSanta Rita/Pretos NovosComo a Linha 3 pega trechos das linhas 1 (no corredor da Rio Branco) e 2 (próximo à Central), o intervalo entre as partidas vai diminuir.


 Prefeitura deve R$ 110 milhões, e VLT corre o risco de parar em poucos dias

  06/02/2019
person O Globo

O VLT corre o risco de parar em poucos dias. Isso mesmo.
Os bondes modernos e silenciosos que desfilam pelo Centro do Rio desde 2016 estão na UTI. A prefeitura deve cerca de R$ 110 milhões à PPP que opera os bondes, e a concessionária já não está pagando os fornecedores, a Light e até mesmo o BNDES. Além de inviabilizar o início da operação da linha 3, a falta de recursos deve parar em breve as linhas 1 e 2.
Fonte:
https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/prefeitura-...

Nenhum comentário:

Postar um comentário