quarta-feira, 28 de maio de 2014

Divulgadas imagens dos novos trens que virão para o Estado: veja fotos




Jornal NH - Novo Hamburgo/RS - NOTICIAS - 20/05/2014 - 21:56:00


São Paulo - O primeiro dos 15 novos trens, cada um com quatro vagões, que irão compor a estrutura da Trensurb no Rio Grande do Sul já se prepara para ser entregue. Segundo o diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Leonardo Hoff, a concessionária apenas aguarda a inspeção do DNIT em São Paulo para o transporte nos caminhões. Quando liberados pelo Departamento, a entrega demorará, em média, 10 dias. Depois de despachado o primeiro, eles serão embarcados de dois em dois até que todos cheguem ao Estado.
 
Ainda de acordo com o Hoff, a previsão é de que na primeira semana de junho seja dado início aos testes com o primeiro novo trem. Já para o início da operação comercial, a previsão é seja iniciada em setembro. O diretor também ressalta as vantagens do novo equipamento. "Com os novos trens, ganhamos em capacidade operacional. Podemos, por exemplo, acoplar um trem com oito vagões a cada quatro minutos, nos horários de pico, ao invés dos atuais com quatro vagões, o que diminui as filas nos embarques e garante ganhos em escala."
 

Metrô de Salvador funcionará de graça de junho a setembro

08/05/2014 - A Tarde
O metrô de Salvador vai funcionar gratuitamente nos três primeiros meses de funcionamento (junho, julho e setembro). A partir do dia 11 de junho, o equipamento funcionará em operação assistida, período em que a concessionária CCR fará testes antes de realizar a atividade de forma comercial.

O primeiro trecho da linha 1 do metrô, será inaugurado em junho e terá funcionamento diferenciado durante os dias de jogos da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova, explicou o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Carlos Martins. O serviço estará disponível duas horas antes das partidas até duas horas depois, só terão acesso ao metrô os torcedores que estiverem com o ingresso para os jogos na Fonte Nova, informou.

Ônibus coletivos e outros veículos não credenciados pela FIFA também não terão acesso ao entorno da Arena, conforme estabelecido no plano de mobilidade para a Copa. A limitação de usuários de transporte público no perímetro do estádio também é adotada em outras cidades-sede. Em dias sem jogos na Fonte Nova e durante o período de operação assistida do metrô, o horário de funcionamento também será especial, das 12h às 16h, fora do horário de pico.

Para chegar ao ponto de partida do metrô no terminal Acesso Norte, os torcedores irão usar ônibus específicos credenciados pela Transalvador. No Acesso Norte, os usuários serão identificados com uma pulseira e partirão de metrô até a Estação do Campo da Pólvora, próximo à Arena Fonte Nova.


De acordo com o titular da CTB, estarão à disposição quatro trens com quatro vagões cada e o percurso de metrô do Acesso Norte ao Campo da Pólvora deve durar cerca de 10 minutos. A rota (Acesso Norte - Campo da Pólvora) está no perímetro monitorado pela Fifa.

Especialista destaca urgência para soluções na mobilidade urbana

A falta de planejamentos integrados e a urgência de soluções para a mobilidade urbana foram os destaques das discussões desta quarta-feira (9) no Centro de Estudos Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados.

Durante a reunião, o físico nuclear e especialista sênior em circulação logística e urbana do Metrô de São Paulo Laurindo Martins Junqueira Filho destacou que o metrô está entre os sete melhores do mundo, mas não consegue atender à população. “Somos exportadores de ônibus, criamos novidades urbanas, como os corredores para ônibus, mas o povo não está gostando nenhum pouco”, disse em meio à apresentação de imagens com mais de 6 km de filas de ônibus engarrafados, ou as estações do Metrô paulista superlotadas com 13 pessoas por metro quadrado.

O especialista lembrou que o governo federal disse ter R$ 35 bilhões para melhorar a mobilidade urbana. “Mas ninguém sabe como abrir este cofre”, salientou. “A presidente Dilma corre o risco de encerrar o seu mandato sem ter aberto este cofre”.

Junqueira lamentou que no Brasil não exista mais planejamentos integrados e cada setor planeje isoladamente. “Em São Paulo chegamos ao limite da mobilidade e continuamos a incentivar a mobilidade”, disse.

Ao lembrar a criação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que reserva 0,28 do preço da gasolina a ser utilizado em transporte urbano, o engenheiro criticou o desvio dos recursos. “Agora foi zerado para salvar a Petrobras, mas foram arrecadados R$ 80 bilhões e nada foi para este tipo de transporte de massa, foi para o individual, para o carro”.

O especialista também assinalou que embora São Paulo detenha 32% de investimentos em Metrô, a maior parte de recursos próprios, ou via empréstimos do BNDES, e transporte 76% de todas as pessoas que utilizam metrô no Brasil, esse meio de transporte se encontra completamente congestionado. “A cidade por onde são transportadas a maior parte das nossas importações e exportações, via Porto de Santos, tem um trânsito que se movimenta a 10 km/h”, assinalou.

Um dos problemas estruturais, na opinião do engenheiro é que as pessoas são colocadas na periferia e os empregos são oferecidos no centro. “O paulistano gasta um terço da sua vida tentando se movimentar para o serviço ou retornando a casa”.


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Alckmin inaugura estação Franco da Rocha da - CPTM –

DCI - SP | SÃO PAULO   13/05/2014
SÃO PAULO - Foi inaugurada, no sábado (10), a nova estação Franco da Rocha, da Linha 7 Rubi da CPTM. O prédio fica na Avenida Cavalheiro Angelo Sestini, 200, no centro do município. É totalmente acessível e construído para atender a demanda crescente de usuários - atualmente, são 22 mil por dia.

"A Ferrovia da cidade de Franco da Rocha ganhou uma das estações mais modernas e bonitas de São Paulo", afirmou o governador Geraldo Alckmin.


A nova estação possui plataformas cobertas, escadas rolantes, elevadores, piso tátil, comunicação em braile, banheiros públicos comuns e adaptados a pessoas com deficiência, além de uma passarela que permite atravessar a Ferrovia pela área não paga da estação. A passarela vai ficar aberta 24 horas por dia. O investimento na estação foi de R$ 85,3 milhões. 

Trem bala deixa de ser prioridade do governo Dilma

Correio Popular - Campinas/SP - NOTICIA - 07/05/2014 - 05:00:00


A presidente Dilma Rousseff deve encerrar o mandato sem tirar do papel seu projeto mais emblemático na área de infraestrutura: o trem de alta velocidade (TAV), que ligaria Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

“O assunto não saiu de pauta, mas não está sendo priorizado nesse momento”, admitiu o ministro dos Transportes, César Borges. “Particularmente, acho que é um assunto para o próximo governo.”

Em agosto, termina o prazo de um ano pedido pelos empreendedores estrangeiros para estruturar uma proposta para o TAV. Assim, em tese, o governo poderia retomar a concessão da linha. Porém, na avaliação do ministro, o calendário eleitoral pode pesar no apetite das empresas. “Não trabalhamos com o horizonte de fazer qualquer ação no sentido de leiloar”, disse Borges.

Em meados do ano passado, o governo fez sua melhor tentativa de leiloar o TAV. Acolheu propostas dos interessados e chegou a divulgar cartas dos bancos manifestando interesse em financiar os projetos. Porém, suspendeu a concorrência ao ser informado que apenas os franceses apresentariam uma proposta. Nos bastidores, espanhóis e alemães pediram mais tempo, por isso foi dado mais um ano.

De acordo com fonte da área técnica, não houve, até agora, novos interessados no empreendimento.

Já naquela ocasião, ficou clara a tendência de deixar o projeto para um eventual segundo mandato de Dilma.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lula: metrô é luxo desnecessário


CORREIO BRAZILIENSE 17/05/2014

Ex-presidente classifica de "babaquice" a cobrança pela expansão das linhas até os estádios que serão palco de jogos da Copa do Mundo

"Que babaquice é essa?", questionou ontem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a possibilidade de expansão da rede de metrô até os estádios de futebol que receberão jogos da Copa do Mundo. "Nós nunca tivemos problemas em andar a pé", emendou. "Vai a pé, vai descalço, vai de bicicleta, vai de jumento, vai de qualquer coisa. A gente está preocupado que tem que ter metrô, tem que ir até dentro do estádio? Nós temos é que dar garantias para essa gente assistir aos jogos, comer a nossa comida. Disso que temos que ter orgulho."

Ao defender que o metrô seria um luxo desnecessário, o petista disse ainda que a Copa é um momento em que o Brasil deve "mostrar sua cara", e que "esconder pobre está fora de cogitação". As polêmicas declarações foram feitas durante o 4º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais, em São Paulo, em que também compareceram o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o pré-candidato ao governo estadual, Alexandre Padilha, e parlamentares petistas.

Lula não parou as polêmicas na "babaquice". O ex-presidente também anunciou ter descoberto o motivo para "tanta truculência e ataques contra o governo". "Estão com medo de Dilma", resumiu. E defendeu Haddad das críticas à gestão na prefeitura paulistana. "Não conheço ninguém que no primeiro ano (de mandato) tomou a quantidade de porrada que você tomou."

O petista disse ainda que não há motivos para o partido temer comparações com o PSDB "em nenhuma área, inclusive na questão da corrupção". "Esse governo certamente tem defeitos, como o meu governo teve defeitos, mas o que nós temos que comparar somos nós com eles", disse o ex-presidente, em referência a PT e PSDB. A única forma de "não ter corrupção neste país", continuou o ex-metalúrgico, é "contratar alguém para levantar o tapete e jogar coisa para debaixo". "Criamos um partido político para ser diferente, para fazer uma política que desse orgulho nas pessoas. Não fizemos para entrar na vala da mesmice", afirmou.

Entre blogueiros, Lula se sentiu à vontade ainda para defender a regulação da mídia. "Que não venham dizer que isso é censura, que estamos tentando controlar os meios de comunicação, porque quem tem que controlar os meios de comunicação é o telespectador, é o ouvinte, é o leitor. O que todos nós exigimos é que haja neutralidade e seriedade nas informações nesse país."

Vaias
Durante visita ao Nordeste, Dilma Rousseff participou da colação de grau de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em João Pessoa (PB) e em Teresina (PI). Em ambas cidades, ela foi recebida com vaias e protestos, principalmente, de professores e servidores das universidades. Mantendo a agenda de pré-campanha, Dilma entrega hoje 982 casas do Minha Casa, Minha Vida em Parnaíba, também no Piauí.

Uma peça  "exótica"
A propaganda publicitária produzida pelo PT continua repercutindo entre opositores. Ontem, ela foi caracterizada como "uma apresentação exótica" pelo presidenciável do PSDB, Aécio Neves, e como um "desserviço" pela pré-candidata à Vice-Presidência na chapa PSB-Rede, Marina Silva. Com uma mensagem que evoca o discurso do medo e afirma que os eleitores devem evitar a volta ao passado, o vídeo começou a ser veiculado na última terça-feira. A propaganda petista faz referência aos dois maiores opositores, chamando Eduardo Campos (PSB) de "salto no escuro para o futuro" e o tucano de "passo para o passado". 

O presidente do PSDB falou sobre o assunto em São Paulo. "O programa do PT brindou os brasileiros com uma apresentação exótica. Colocou o partido do mensalão como aquele que mais combate a corrupção, apresentou um governo que realizou inúmeras obras de mobilidade, mas grande parte delas está no meio do caminho em razão da incapacidade gerencial. É um governo que tenta embutir na sociedade o medo, disfarçando que quem tem medo hoje é o PT, de perder as eleições, perder o governo", enumerou. 

Acessibilidade para todos (Artigo)

Christiano Rocco - Presidente do Instituto Ativa Brasil
ESTADO DE MINAS  27/04/2014 

Com a Copa do mundo se aproximando, diversas adaptações têm sido feitas nas cidades-sede pensando na mobilidade de pessoas com deficiência ou demais necessidades especiais. Também pensando no acesso, desde dezembro de 2004, a Lei de Acessibilidade (Decreto 5.296/04) estabelece normas gerais e critérios básicos para melhorar a mobilidade, com normas amplas e abrangentes, incentivando as cidades a se tornarem mais acessíveis. Todavia, muito antes de essas medidas serem implementadas, algumas empresas já enxergaram a necessidade da sua própria norma: integração para todos. Com um programa que visa assegurar acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por todas as vertentes dos eventos, as corporações precisam se empenhar para se tornar um modelo a ser seguido.

Hoje, ainda existem diversas barreiras à acessibilidade que impedem milhares de pessoas com mobilidade reduzida de ter autonomia e evolução social e econômica, visto que de 10% a 12% da população mundial têm alguma deficiência física e a maioria dos países não oferece esse tipo de suporte. Estimular uma nova atitude de pensar e agir da comunidade, buscando consolidar uma mudança de cultura, ressaltando o respeito e a valorização da diversidade humana devem ser os pilares das empresas sociais, que seguem procurando contribuir com a acessibilidade de todos e a integração social ampla, eficaz, reforçando o conceito de cidadania nos quatro cantos do nosso país. Disponibilizar condições como segurança, atendimento adequado, equipamentos e tecnologia para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é favorecer sua autonomia. Diversas medidas são tomadas com o intuito de tornar acessível o lazer, bem-estar, informação e cidadania. Para garantir a mobilidade de todos, medidas como rampas de madeira devem facilitar o acesso dos cadeirantes, além das estruturas que comportam banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, espaço amplo, instalações e atendimento preparado para orientá-los. Além dessas medidas, é fundamental que os eventos ofereçam todos os requisitos de acessibilidade, facilitando a Mobilidade Urbana por meio de planejamento em conjunto com os órgãos de trânsito e controle de tráfego onde são realizados.

Observando o público máximo permitido de acordo com a estrutura disponível de cada localidade, os eventos também precisam respeitar todas as disposições do artigo 27 do Decreto 5.761/06 para garantia de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, idosos e demais pessoas com dificuldades de locomoção. Além disso, os equipamentos precisam passar por um rígido controle de qualidade e avaliação prévia, com assinatura de laudos por parte dos engenheiros responsáveis. Para garantir ainda mais a segurança, a entrada deve ser controlada e monitorada por meio de uma equipe de vigilância particular e amparada por Policiais Militares, além do evento respeitar todas as normas e legislações de segurança. Garantindo medidas como estas, eventos e empresas estarão aptos a receber amplamente a todos, contribuindo para uma sociedade mais justa e integrada.