terça-feira, 2 de outubro de 2012

Metrô chega ao Benfica com festa da população

29.09.2012
Pela primeira vez, o veículo fez parada no subterrâneo. Na fase de testes, o serviço será gratuitoDe segunda a sexta-feira, será realizada a fase assistida, entre 8h e 12h. Uma viagem será feita a cada 20 minutos com até 890 pessoas Foto: Lucas de Menezes

Fogos, balões, gritaria, forró e um grande número de pessoas fizeram parte da inauguração do segundo trecho da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, na manhã de ontem. O espaço, que fica entre a estação da Parangaba e do Benfica, tem cerca de 5 Km e, nesse último ponto, o veículo, pela primeira vez, faz a sua parada no subterrâneo.

O governador Cid Gomes fez a inauguração das três estações. São elas: Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica. Era grande o número de estudantes de escolas estaduais.

Conforme o governador, essa obra vai marcar a história do transporte coletivo de Fortaleza e sua região metropolitana. Ele fez questão de ressaltar que o trem foi feito na Itália e possui o que há de melhor na área. "Por isso, temos que conscientizar toda a população para cuidar do equipamento, pois, com o trem limpo e confortável, quem será beneficiado é o povo", disse.

A expectativa, de acordo com o governador, é de que os testes continuem sendo feitos até que todas as estações sejam entregues, já que apenas uma pequena falha pode acarretar um grande problema no equipamento.

Metrofor inaugura novo trecho da Linha Sul
26/09/2012 - Diário do Nordeste

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) chega à Estação do Benfica, nesta sexta-feira, quando acontecerá a viagem inaugural do trecho Parangaba-Benfica. São mais 5,2 quilômetros, perfazendo 20 Km, dos 24 Km, que é o total da extensão da linha que vai de Pacatuba ao Centro de Fortaleza.

Desde junho, o primeiro trecho da Linha Sul, que vai de Pacatuba a Parangaba, está em operação assistida. De acordo com o Metrofor, já foram recebidos mais de 200 mil passageiros.

Esta linha do metrô, que encontra-se, inclusive, em operação assistida (fase de testes com acompanhamento de 8h às 12h), desde junho último, compreende o trajeto entre a estação Carlito Benevides (antiga Vila das Flores, em Pacatuba) até Parangaba. A partir de sexta-feira (28), integra-se mais o trecho Parangaba-Benfica.

Os trechos restantes que complementarão o percurso são os da Estação São Benedito (antiga Lagoinha), que ficará concluído até fim de outubro, e o da Estação Chico da Silva (Central), cuja previsão de conclusão é para o fim de dezembro deste ano.

Previsão
Depois da conclusão do trecho até a Estação do Benfica, só restarão mais quatro quilômetros até a Estação Chico da Silva. Então, até o fim de dezembro próximo, estaremos concluindo a Linha Sul, que ligará Pacatuba até o Centro da Capital cearense, destacou Fernando Mota, que responde pela assessoria da presidência do Metrofor.

Desde que foi inaugurado, o primeiro trecho da Linha Sul, de Pacatuba à Parangaba, já recebeu mais de 200 mil passageiros, segundo informa o Metrofor. O órgão acrescenta que a fase de testes de metrô dura seis meses e, dependendo da avaliação, é possível prorrogar. O que significa que, pelo menos até o fim de dezembro, o acesso ao metrô continuará sendo gratuito.

Trajeto
Ainda de acordo com o Metrofor, com a chegada à Estação São Benedito, os testes com a operação assistida seguirão de Pacatuba até o Centro. A Linha Sul, com 20 estações, irá receber um total de 20 trens, que formarão dez composições de 80 metros, cada. O investimento do percurso total na Linha Sul está orçado em R$ 1,7 bilhão. As primeiras viagens comerciais deverão ser realizadas no início de 2013.

Em projeto
A Linha Leste já está com seu projeto pronto. As máquinas estão sendo colocadas nos trechos para que se iniciem os trabalhos.

Já a obra do Veículo Leve sobre o Trilho (VLT) de Parangaba - Mucuripe também foi iniciada e, até 2014,este ramal deverá ser concluído.

A Linha Leste e o ramal Parangaba-Mucuripe serão de uma importância vital para a mobilidade urbana de Fortaleza. Como esta linha, que tem aproximadamente 13 quilômetros, será toda subterrânea, sua complexidade exigirá maior tempo de duração das obras. Enquanto o ramal Parangaba Mucuripe deverá ficar concluído até 2014, finalizou o assessor do Metrofor, Fernando Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário