segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Estudo vai criar primeiro VLT elétrico do Brasil

Estudo da Itaipu Binacional vai transformar modelo a diesel para 100% movido à eletricidade

5/Novembro/2012 http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/estudo-vai-criar-primeiro-vlt-eletrico-do-brasil-273058-1.asp
Gustavo Jazra
A Itaipu Binacional iniciou os estudos para a instalação do primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) elétrico do Brasil. Na etapa inicial do trabalho, um modelo a diesel da empresa cearense Bom Sinal será transformado em elétrico.

De acordo com o engenheiro Celso Novais, coordenador do Projeto Veículo Elétrico (VE), essa fase de estudos deve durar um ano e meio. A segunda etapa terá o mesmo tempo de duração e se destinará à remoção das catenárias, cabos de alimentação externa que são instalados sobre os trens. Além de possibilitar o abastecimento sem fio, a remoção contribui também para reduzir em um terço o valor da instalação do VLT elétrico.

A intenção de Novais é utilizar um sistema de abastecimento alternativo, diferentes dos comumente usados nas versões europeias. Por isso serão estudados sistemas sem fio de recarga e de recarga nas paradas.

Espera-se que o VLT atinja uma velocidade de 170 quilômetros por hora, em comparação aos 120 da versão a diesel. O mock-up tem capacidade mínima de dois vagões de até 96 passageiros cada, podendo ser configurado para carregar quatro vagões.

Com o estudo, se confirmará seu potencial para transporte urbano de passageiros, bem como sua utilização em trechos intermunicipais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário