segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mangaratiba fecha parceria para trem turístico

01/11/2012
A prefeitura de Mangaratiba (RJ) deu no último dia 29 de outubro mais um passo para a continuidade do projeto Trem dos Mares Costa Verde. O secretário de Assuntos Estratégicos da cidade fluminense, Francisco Ramalho esteve em Santos Dumont (MG) para se reunir com representantes da associação Movimento Nacional Amigos do Trem. No encontro, foi fechada uma parceria entre a prefeitura de Mangaratiba e a associação e apresentado o veículo que fará o passeio.

“Esse encontro foi muito positivo, pois fechamos a parceria. Eles vão nos ceder a composição do modelo litorina, de cabine única com capacidade para 80 pessoas, que vai percorrer o trajeto de 18 quilômetros. Em contrapartida, iremos absorver a mão de obra especializada deles que conta com maquinista, mecânicos, equipe de manutenção e outros setores específicos”, explicou o secretário Francisco Ramalho.

Para Antônio Pastori, assessor da Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro, a implantação do projeto de Mangaratiba é muito importante para o turismo no estado. “Hoje, no Estado do Rio só temos o Corcovado como trem turístico, que leva cerca 800 mil passageiros por ano. Este seria o segundo, daí a enorme importância deste projeto”.

No dia 21 de novembro haverá uma reunião para definir o início da operação, análise de dados de controle, exigências pendentes para o funcionamento, desvios, engate de linhas e discussão das licenças.

O Trem dos Mares Costa Verde percorrerá um trecho 18 quilômetros, entre a estação Itacuruçá e a praia de Santo Antônio. A Serra Verde Express será a responsável pela operação do trem turístico, prevista para fevereiro de 2013.
RF

Nenhum comentário:

Postar um comentário