terça-feira, 7 de outubro de 2014

Projeto pretende alavancar trens turísticos e culturais

18/08/2014 - Jornal do Brasil
O Projeto Trem é Turismo será lançado na próxima quinta-feira (21). O projeto pretende atuar com vinte trens turísticos e culturais em efetiva operação ou iniciando seu funcionamento nos próximos dois anos, dando consultoria ao comércio local e aos funcionários dos empreendimentos. O lançamento é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), o SEBRAE e a Estrada de Ferro do Corcovado.

Entre os trens e localidades que serão trabalhados neste projeto, estão o Trem do Forró, em Pernambuco, Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo, Maria Fumaça Ouro Preto a Mariana, em Minas,  Maria Fumaça São João Del Rei a Tiradentes, em Minas, Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro,  Trem  da Moita Bonita, em São Paulo,  e Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul, entre outros

Segundo o presidente da ABOTTC Adonai Arruda Filho, o turismo brasileiro está vivendo uma década de expressivo crescimento e deverá dobrar de tamanho, tanto em número de turistas estrangeiros quanto no turismo interno. “O turismo ferroviário está em pleno crescimento, porém é ainda pouco conhecido por parte dos brasileiros. Este projeto vai aumentar sua visibilidade e dar suporte e capacitação aos micro e pequenos empresários do entorno das estações, que estarão mais bem qualificados para atender aos visitantes”, explica.

E é o crescimento das classes C e D – que passam a gastar parte de sua renda em viagens, lazer e entretenimento – o que vem ditando esse grande crescimento do turismo interno. Milhões de brasileiros nos últimos anos foram incluídos na parcela de consumidores dos diversos segmentos de turismo, incluindo os trens turísticos e culturais. Internacionalmente, o aumento de turistas de outros países deverá ser alavancado pela grande exposição que vem gerando os eventos esportivos de grande porte que o Brasil tem sediado.

Contudo, alguns desafios importantes relacionados à infra-estrutura física precisam ser vencidos, além da necessidade de que exista uma melhora significativa na gestão das empresas, especialmente as micro e pequenas – que representam mais de 90% do total de estabelecimentos nesse setor.

Para o presidente da empresa Estrada de Ferro do Corcovado, Sávio Neves, o projeto  “Trem é Turismo” vai dar ao  setor de Trens Turísticos,  além da capacitação gerencial, entendimento do mercado e fortalecimento das ações comerciais e de marketing. “Vai dar uma melhora sensível no produto oferecido aos passageiros e turistas, tornando este importante segmento da cadeia produtiva do turismo uma das suas âncoras”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário