sexta-feira, 19 de abril de 2013

Porto Alegre recebe Aeromovel.

12/04/2013

O A100, primeiro dos dois veículos do Aeromovel de Porto Alegre (RS), chega à capital gaúcha neste sábado (13/04). O veículo produzido pela Trans Sistemas de Transportes (T´Trans), em Três Rios (RJ), saiu da fábrica na última terça-feira (09/04) e segue de caminhão para o sul do País.  O Aeromovel será usado na linha de 998 metros entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho.

 

Aeromóvel saindo da fábrica da T’Trans em Três Rios (RJ)

Com 14,5 metros e 9,9 toneladas, o A100 tem capacidade para 150 passageiros. Quando chegar a Porto Alegre, o veículo será içado até a via elevada, onde serão realizados os testes de via, que estão programados para iniciar nos próximos dias.

Em breve, a Trensurb receberá o A200, o outro Aeromovel que funcionará alternadamente com o A100, conforme a demanda.  O A200 terá 26 metros de comprimento e capacidade para transportar 300 passageiros.

O Aeromóvel é um sistema desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), que funciona em via elevada e utiliza propulsão pneumática - o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

O projeto básico da estrutura dos veículos foi desenvolvido pela Coester. A T´Trans  fez o projeto e fabricou os veículos, que possuem  carroceria em fibra de vidro. O projeto do Aeromovel custou R$ 37,8 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário