sexta-feira, 26 de abril de 2013

Nem o dinheiro barra o atraso.

Hoje saiu no jornal Metro uma reportagem com esse título, que demonstra na realidade a falta de competência de nossos governantes.

Nem a existência de dinheiro público disponível tem conseguido mudar o retrato do atraso das obras da Copa do Mundo de 2014. Faltando 15 meses para o pontapé inicial do evento, um relatório do Tribunal de Contas da União – TCU revela que 37% dos recursos destinados à construção de estádios e 73% dos previstos para obras de mobilidade urbana estão disponíveis, mas não saem dos cofres públicos.

Considerados os principais legados do evento, as obras de construção de metrôs, de corredores rodoviários ou de alternativas de transportes, como VLT e BRT, correm o risco de serem apenas parcialmente concluídas.

No Rio de Janeiro, o governo faz obras em muitas frentes e manda demolir estádios e infra-estruturas urbanas construídas no passado, como se o dinheiro público desse em árvores. Entre outros imóveis, vai demolir o conjunto de piscinas Maria Lenke, o mais importante centro aquático da cidade e construído para os Jogos Pan Americanos, e o Estádio do Maracanãzinho, que deveria estar incluído na lista de bens constantes do patrimônio histórico da cidade. Enquanto isso, outras obras recentes estão caindo, como os apartamentos construídos para abrigar os atletas dos Jogos Pan Americano, na Zona Oeste, e o Estádio do Engenhão, principal estádio de futebol da cidade, uma vez que o Maracanã encontra-se em obras. Devemos acrescentar a esta lista o Elevado do Joá, principal via de ligação entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca, que está com seus pilares abalados, corroídos pela ferrugem, cuja velocidade máxima permitida atualmente é de 60 km/h, apesar de fazer parte de uma via expressa de 80 km/h de velocidade.

No quadro a seguir apresentamos o andamento das obras de mobilidade urbana no país:

CIDADE                    CONTRATADO                  LIBERADO        EXECUTADO
                                   (R$ MILHÕES)                    (R$ MILHÕES)        (%)

Cuiabá                                   454,7                                     59                 13
Belo Horizonte                    1020                                      423                 41,4
Porto Alegre                          398                                          0                    0
Curitiba                                   310                                        27,6                8,9
Brasília                                     98                                           0                    0
Recife                                     678                                      297                 43,8
Natal                                        293                                         0                     0
Fortaleza                                409,8                                     28,7                 7
Rio de Janeiro                     1.170                                     472                  40

TOTAL                                 4.800                                   1.300                 27

Observação: São Paulo, Salvador e Manaus são cidades-sede sem obras de mobilidade urbana incluídas no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário