quinta-feira, 2 de maio de 2013

BH implanta BRT inspirado no modelo curitibano

Capital mineira está em fase de finalização das obras do seu BRT, que ligará Venda Nova, Pampulha, Região Norte, Leste, Centro e Centro-Sul

Como toda capital, Belo Horizonte também compartilha de um dos principais problemas do país: a falta de mobilidade urbana. A cidade sofre com engarrafamentos quilométricos, um sistema de transporte já saturado e ineficaz e superlotação do metrô e ônibus.

Em estudos recentes, a prefeitura de Belo Horizonte buscou avaliar qual o melhor sistema de transporte para a capital mineira. Foram levados em consideração vários modos de transportes, entre eles: a ampliação do metrô; implantação de um BRT na já existente Bus Way das Avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado; o trólebus; e mesmo o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi cogitado.

A solução a que os técnicos chegaram como a melhor para o transporte público da capital mineira foi encontrada a partir do modelo da cidade de Curitiba. Com pouco mais de 1,7 milhão de habitantes, a capital do Paraná destaca-se por seu transporte público, considerado dos melhores da América Latina e que inspirou o TransMilênio de Bogotá.

Escolhido o sistema de BRT de Curitiba, a capital mineira já está em fase de finalização das obras do seu BRT, que vai ligar Venda Nova, Pampulha, Região Norte, Leste, Centro e Centro-Sul da cidade. O sistema transportará mais de 1 milhão de pessoas por dia e a expectativa é que desafogue o Metrô e os ônibus convencionais.

Vale lembrar que a primeira opção da capital para o investimento em transportes era o metrô, mas como se avaliou que a obra duraria muitos anos para ser finalizada, a prefeitura decidiu optar pelo BRT.
Além de mais rápido, o sistema utilizou as já prontas Bus Way das Avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário