segunda-feira, 27 de maio de 2013

Estado pretende reabrir bonde de Campos do Jordão

11/05/2013 - G1 Vale do Paraíba
A Secretaria do Estado de Transportes Metropolitanos informou que pretende retomar antes da alta temporada de inverno, que começa em junho, a operação do bondinho turístico que liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão, no topo da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo.

Entre os meses de junho e agosto de 2012, mais de 14,4 mil passageiros foram transportadas pelo bondinho que está fechado há seis meses, desde o dia 3 de novembro de 2012,  após o acidente no automotriz 'A2' que descarrilou dos trilhos, tombou e atingiu um barranco. A queda matou 3 e feriu 41 pessoas.

Segundo o estado, atualmente estão sendo investidos R$ 6,5 milhões em obras de recuperação da ferrovia e aquisição de máquinas e equipamentos para manutenção. As obras de recuperação, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, estão na fase final e já estavam previstas antes do acidente.

Além do trecho Pinda-Campos do Jordão, com cerca de  20 km e que está fechado, operam normalmente os trechos Pinda-Piracuama, Emilio Ribas-Portal e Emilio-Ribas-Abernéssia, os dois últimos em Campos do Jordão.

Avaliação
Para o presidente da Associação de Hotelaria e Gastronomia de Campos do Jordão, Luiz Pedro Nathan, apesar da ferrovia entre Pinda e Campos do Jordão não ser o principal acesso à cidade, faz falta como opção turística. "Nossos turistas chegam à cidade pela rodovia. A estrada de ferro é uma opção de passeio. Sem ela temos um atrativo a menos", disse ao G1.

 Roselaine Dantas, gestora executiva do Campos do Jordão e Região Convention Visitors Bureau, entidade que promove o turismo na cidade, acredita que o passeio, um dos mais tradicionais da cidade, seria uma opção a mais aos turistas que vão à cidade no inverno.

"Faz falta, mas sabemos que é preciso ter calma para que seja reaberto dentro das medidas de segurança. Na temporada temos felizmente, além das atrações normais da cidade, também as sazonais, que podem suprir a falta do bondinho", disse a gestora.

Inquérito
Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil para apurar as causas do descarrilamento do automotriz na serra. As peças do trem estão no Instituto de Criminalística (IC), em São Paulo. Não há prazo para conclusão. De acordo com o diretor do IC em São José dos Campos, Carlos Bovis, exames periciais não tem prazo específico.

Uma sindicância feita pela EFCJ e concluída em fevereiro concluiu que houve imprudência e imperícia do motorneiro na condução da automotriz.O documento aponta que o condutor trafegou no percurso de descida da serra em desacordo com os procedimentos operacionais da empresa. O funcionário contesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário