quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Primeira fase do VLT será entregue em obras


31/01/2017 - Diário do Litoral

 Ainda em obras, o governador Geraldo Alckmin entrega hoje (31) as quatro últimas estações da primeira etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Apesar de a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) afirmar que a linha entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e a Estação Porto, em Santos, entrará em operação amanhã (1º), a correria para finalizar os serviços é grande em muitos trechos nas duas cidades.

“Fica pronta?”, pergunta a Reportagem a um dos operários que atuam na obra do VLT. “Estão querendo”, responde o trabalhador em tom de humor. O Diário do Litoral percorreu no final da tarde de ontem (30) todas as estações da primeira fase do modal. Apenas o trecho entre a Estação Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e a Estação Bernardino de Campos, em Santos, está em operação.

Entre a Estação Mascarenhas de Moraes e o viaduto da Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente, a correria dos trabalhadores é para finalizar os canteiros que margeiam os trilhos. Ainda há muita coisa a se fazer e os tratores andam de um lado para o outro.

Próximo a Estação Washington Luís, uma das que será entregue hoje pelo governador – Barreiros, Washington Luis e Porto são as demais -, alguns trabalhadores realizam serviços de calçamento e soldam parte dos trilhos. Outros lavam o chão da estação e limpam os painéis eletrônicos.

Na Estação Conselheiro Nébias, uma das mais simples da primeira fase, ainda não há catracas e faltam muitos ajustes.

A cerimônia de entrega das estações será realizada hoje, às 10 horas, na Estação Ana Costa, que fica na Avenida Francisco Glicério, altura do nº 193, em Santos.

Obra

A operação do VLT da Baixada Santista teve início em abril de 2015 (o primeiro prazo era junho de 2014) e atualmente das 15 estações previstas no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos, 11 foram entregues e nove já estão em operação em 6,5 km de via que ligam as duas cidades. O trecho completo, que tem 11 km de extensão e entrará em operação amanhã, segundo a EMTU, tinha previsão de entrega em outubro.  A obra teve início em maio de 2013.

Integração municipal segue sem prazo

Prevista para o final do ano passado, a integração dos ônibus municipais de Santos e São Vicente com o VLT ainda segue sem prazo para efetivação. Atualmente apenas as linhas intermunicipais estão interligados ao sistema.

A EMTU informou que os convênios para a integração do VLT com as linhas municipais de São Vicente e Santos estão em análise pelos municípios.

De acordo com a Prefeitura de Santos os estudos para a integração das linhas municipais com o VLT estão avançados, porém sujeitos à validação de um grupo de trabalho que envolve a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a EMTU. “Por este motivo ocorrem reuniões semanais para tratar deste e dos demais assuntos relativos ao VLT”, afirmou a Administração Municipal por meio de nota.

A Secretaria de Trânsito e Transportes de São Vicente informou que vem se reunindo com a Cooperlotação e as associações de transporte alternativo para buscar um consenso sobre a integração com o VLT, o que inclui padronização de bilhetagem e readequação de algumas linhas.


Após vistoria, trechos do VLT em Santos terão que passar por ajustes

29/01/2017 - A Tribuna

Trechos do entorno da linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre as estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto terão de passar por correções e ajustes. A solicitação foi feita pela Prefeitura de Santos à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). As estações serão entregues no dia 1º.

Em avaliação realizada na sexta-feira (29), técnicos das secretarias de Serviços Públicos e de Infraestrutura e Edificações, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Ouvidoria, Transparência e Controle de Santos apontaram a necessidade dos reparos, principalmente no entorno e nas calçadas das novas estações do VLT.

Na avaliação, os técnicos constataram a necessidade de correções para melhorar a acessibilidade e a mobilidade dos pedestres, inclusive no embarque e no desembarque.

“A ideia da vistoria foi exatamente para verificarmos se tudo está dentro dos padrões de acessibilidade e mobilidade. Na visita, verificamos detalhes que terão de ser corrigidos”, disse o secretário adjunto de Infraestrutura e Edificações, Nilson Barreiro.

Segundo ele, na avaliação, à qual foram técnicos da EMTU, constatou-se necessidade de corrigir áreas de drenagem e acessibilidade em pontos das calçadas e de pôr sinalização.

A inspeção começou na estação Nossa Senhora de Lourdes, no José Menino (em funcionamento), e terminou na altura da Avenida Conselheiro Nébias.“A vistoria é feita com base na Lei 852/2014, que permite regular a ação das concessionárias. Além disso, as obras do VLT são expressivas e de grandes proporções para a Cidade”, explicou Barreiro. Segundo ele, as correções não devem interferir nas partes técnica e operacional do VLT.

“A parte operacional é com a EMTU. A vistoria foi feita para verificarmos a parte de acessibilidade de mobilização. Ou seja, nosso olhar é crítico quanto ao viário. Aliás, na próxima semana definiremos o cronograma para a execução dos reparos que são necessários”, disse.

“A EMTU está ciente de que terá que fazer as correções necessárias para que obra seja declarada concluída. A legislação municipal prevê fiscalização e controle”, disse o ouvidor público, Rivaldo Santos.

 EMTU

Em nota, a EMTU confirmou que “os reparos no entorno de algumas estações, apontados durante visita conjunta de técnicos da Prefeitura de Santos e da EMTU, serão efetuados dentro do período entre o termo de recebimento provisório da obra e o termo de recebimento definitivo. As correções não interferirão no início da operação entre as 15 estações do trecho Barreiros-Porto, previsto para o dia 1º”.

No sábado (29), trabalhadores fizeram reparos e limpeza em trechos do VLT em Santos. Próximo à estação Nossa Senhora de Lourdes, por exemplo, passaram o dia retirando blocos de concreto. Entre as estações Pinheiro Machado e Bernardino de Campos e nas imediações da estação Ana Costa, houve reparos na calçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário