terça-feira, 28 de março de 2017

Linha 4 do Rio inaugura ligação direta entre as Zonas Norte e Oeste


22/03/2017Notícias do Setor       
MetroRio-Linha4-Credito DivulgacaoMetroRio-CAM28328-500pxNova etapa põe fim à transferência em Ipanema e reduz o tempo de viagem dos usuários em nove minutos

A partir deste sábado (25/3), a Linha 4 do metrô passa a operar em ligação direta com a linha 1, acabando com a necessidade de transferência na estação General Osório, em Ipanema. Com isso, o tempo de viagem será encurtado e o passageiro que embarcar na estação Jardim Oceânico, na Barra, chegará em 30 minutos no Centro do Rio.

Com a interligação concluída, os intervalos serão reduzidos para 4 minutos e 30 segundos nos horários de maior movimento de passageiros.

– Simultaneamente à integração das linhas e ao fim do transbordo, o intervalo entre os trens será reduzido em dois minutos, o que significa menor tempo de espera nas plataformas, acelerando os embarques e o tempo de viagem na linha 4 – afirma o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.

Apontada como a oitava cidade mais congestionada do mundo, o Rio de Janeiro se prepara para ter, pela primeira vez, um sistema metroviário que liga a capital de ponta a ponta. Se antes o morador da Zona Oeste demorava cerca de 120 minutos para chegar ao Centro utilizando ônibus, com o fim da transferência, o tempo do trajeto foi reduzido em 75%.

– A integração da operação da Linha 1 com a Linha 4, com o fim do transbordo em General Osório, facilitará a vida dos nossos passageiros, com impacto positivo em qualidade de vida, produtividade no trabalho e no tempo livre no fim do dia. Agora será possível ir da Barra ao Centro em 30 minutos, com comodidade, segurança e previsibilidade -, destaca Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.

Aberta para a população em 19 de setembro, dia seguinte ao encerramento dos Jogos Paralímpicos, a Linha 4 do metrô iniciou sua operação com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. A segunda etapa do planejamento foi iniciada em 5 de novembro, com a abertura do sistema aos sábados, nos mesmo horários. Desde 17 de dezembro 2016, o novo trecho passou a operar nos mesmos dias e horários das Linhas 1 e 2: segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite, e domingos e feriados, das 7h às 23h, tendo na estação General Osório o ponto de transferência. A Linha 4 transporta, em média, 110 mil passageiros por dia e possui integração com o BRT na Estação Jardim Oceânico, a mais movimentada do novo trecho.


22/03/2017 – Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário