quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Metrô de Salvador começa a funcionar até Mussurunga


11/09/2017 - G1

O sistema metroviário de Salvador começa a funcionar até a estação Mussurunga nesta segunda-feira (11). O acesso à estação de ônibus da região é feito sem catracas desde a quinta-feira (7).

Outras três novas estações de metrô entram em operação nesta segunda: Flamboyant, Tamburugy e Bairro da Paz. Os passageiros contam agora com 19 estações de metrô e 29 quilômetros de extensão no total, somando as linhas 1 e 2.

Segundo o governo estadual, também nesta segunda-feira, oito linhas metropolitanas passam a entrar no terminal de ônibus de Mussurunga, facilitando a integração dos moradores da região metropolitana de Salvador. Os nomes das linhas não foram informados.

A estação de ônibus em Mussurunga também passou por reforma. Segundo o governo, foram entregues novo asfalto, piso de granito e rota tátil para deficientes visuais. Com uma área construída 23% maior que a anterior, contará com 17 baias de ônibus, capacidade para receber 126 veículos e 190 mil passageiros por dia.

O terminal será interligado à Estação Mussurunga do metrô através de uma passarela, que poderá ser acessada por escada fixa, rolante ou elevador.

Sem catracas

A estação de transbordo de Mussurunga, em Salvador, teve as catracas retiradas e funciona nos mesmos moldes das estações da Lapa e Pirajá, desde a quinta-feira. Para os usuários do sistema de transporte que possuem os cartões do sistema de Bilhete Único, a integração será gratuita.

O cidadão que não possui cartão deve ficar atento porque, ao pegar um coletivo na Estação Mussurunga, a tarifa de um segundo ônibus só será gratuita através da integração, que é feita com o cartão. O Bilhete Único poderá ser adquirido gratuitamente na própria Estação Mussurunga, nos pontos credenciados, postos do SalvadorCard ou nas prefeituras-bairro.

Na estação Mussurunga, circulam atualmente cerca de 200 ônibus, que operam 31 linhas. Com a retirada das catracas de acesso ao terminal, os usuários terão acesso livre aos equipamentos da estação, como farmácia, barracas, banheiros e telefones públicos.

Mais de 40 quilômetros de extensão
Com total de 42 quilômetros de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados, a conclusão das obras do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas está previsto para o final de 2017, chegando ao Aeroporto. A Linha 1 é composta por oito estações, 12 quilômetros de extensão, que vai da Estação Lapa à Estação Pirajá. A Linha 2, conta com 12 estações e está concluída até a Estação Mussurunga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário