terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Prefeitura apresenta planejamento operacional para as obras da Linha 4 do Metrô

08/11/2012  » Autor: Elisa Motta / Fotos: Eliane Carvalho
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, apresentaram nesta quinta-feira (08/11) as intervenções que serão feitas no trânsito da Zona Sul durante a construção das estações Jardim de Alah e Antero de Quental, ambas da Linha 4 do Metrô (Ipanema-Barra da Tijuca). O novo esquema de trânsito começa no próximo dia 17. O prefeito pediu a compreensão dos cariocas e disse que a Linha 4 é fundamental para melhorar a mobilidade viária no Rio:

- O Rio passou muito tempo sem investimentos em infraestrutura no trânsito e, pela primeira vez, estamos fazendo um investimento em transporte sobre trilhos na cidade, digno de uma metrópole como o Rio. Todo o nosso esforço agora é para minimizar os impactos. Aconselho a população a ter compreensão e pensar em utilizar a carona solidária, o transporte público e a bicicleta, medidas que podem minimizar esses transtornos.
As interdições viárias em função da execução das obras acontecerão em duas fases. Para minimizar os impactos causados pelas obras, será implantado pela CET-Rio esquema especial de tráfego na região. Na primeira fase, a operação de trânsito contará com a participação de 115 agentes de trânsito da Prefeitura, entre Guardas Municipais e controladores de tráfego da CET-Rio, que atuarão com apoio de seis viaturas. Já para a segunda fase, que começará no dia 24 de novembro, serão 245 agentes, 12 viaturas, 6 motocicletas e 2 reboques, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.

- Serão feitas interdições importantes nas vias da Zona Sul, principalmente no Leblon, como a interdição total da Avenida Ataulfo de Paiva em dois pontos. Vamos implementar mudanças viárias para minimizar os impactos no trânsito, usando toda a tecnologia disponível. As linhas de ônibus que passam pela Ataulfo de Paiva serão remanejadas para a Avenida Delfim Moreira, retornando à Visconde de Pirajá após o canal do Jardim de Alah. Os pontos de ônibus da Ataulfo serão cancelados e feitos novos pontos na orla do Leblon – disse o secretário de Transportes, acrescentando que uma campanha da prefeitura em parceria com a Rio Ônibus vai informar a população sobre as mudanças.

Dos 5,7 quilômetros de obra na Zona Sul, serão interditados, por 18 meses, cerca de 500 metros da Avenida Ataulfo de Paiva, entre a Rua General Venâncio Flores e a Avenida Bartolomeu Mitre e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros. Não haverá fechamento de ruas em Ipanema e na Gávea.

Serão utilizados 10 painéis de mensagens variáveis na primeira fase e 17 na segunda, que informarão sobre as alterações no trânsito, as rotas alternativas, as restrições de estacionamento, além das condições do tráfego.
Foram desenvolvidos planos semafóricos especiais para toda a região, considerando a nova situação e com o objetivo de garantir a melhor fluidez possível. O Centro de Operações Rio fará o monitoramento de toda a região impactada pelo evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES / ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO:
Primeira Fase: a partir de 17 de novembro de 2012
Interdição de uma faixa de tráfego, à esquerda, na Av. Ataulfo de Paiva, entre a Rua General Venâncio Flores e a Avenida Bartolomeu Mitre e entre Rua Afrânio de Melo Franco e a Avenida Borges de Medeiros;
Inversão do sentido de fluxo de veículos na Rua General Artigas entre a Avenida Ataulfo de Paiva e a Rua Dias Ferreira, passando a funcionar no sentido da primeira para a segunda;
Proibição de estacionamento na Rua Humberto de Campos no lado direito;
Proibição de estacionamento na Rua Padre Trombeta em ambos os lados;
Proibição de estacionamento na Rua General Artigas entre a Rua Ataulfo de Paiva e a Humberto de Campos em ambos os lados;
Proibição de carga e descarga nas avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto, das 6h às 22h.
Nesta fase não haverá alteração no funcionamento do BRS.
A inversão de trecho da Rua General Artigas facilitará o acesso à Rua Humberto de Campos, que poderá ser utilizada como rota alternativa, já que a Av. Ataulfo de Paiva estará com uma faixa de tráfego bloqueada.
Segunda Fase: a partir de 24 de novembro de 2012
Mantidas as alterações da primeira fase e:
Interdição total ao tráfego de veículos na Av. Ataulfo de Paiva entre a Rua General Venâncio Flores e a Avenida Bartolomeu Mitre e entre a Rua Afrânio de Melo Franco e a Avenida Borges de Medeiros;
Inversão do sentido de fluxo de veículos na Rua Henrique Dumont, entre a Av. Vieira Souto e a Rua Visconde de Pirajá, passando a funcionar no sentido da primeira para a segunda;
Abertura de acesso da Rua Visconde de Albuquerque para a Avenida Delfim Moreira;
Abertura de acesso da Avenida Vieira Souto, pista junto à praia, para a Rua Henrique Dumont;
Os pontos de ônibus da Av Ataulfo de Paiva serão transferidos para os seguintes locais da Av. Delfim Moreira:
Altura da Rua Venâncio Flores
Altura da Av. Bartolomeu Mitre
Altura da Rua Cupertino Durão
Altura da Av. Afrânio de Melo Franco
Nesta fase, as alterações que serão implantadas permitirão que o tráfego que utiliza a Av. Ataulfo de Paiva, inclusive os ônibus, passe a circular pela Avenida Delfim Moreira. Serão executadas alterações viárias na Av. Visconde de Albuquerque e na Av. Delfim Moreira. Na nova circulação, os veículos deverão seguir até o final da Av. Visconde de Albuquerque, onde poderão acessar diretamente a Av. Delfim Moreira; em seguida poderão acessar a Rua Visconde de Pirajá através da Av. Epitácio Pessoa (Jardim de Alah) ou da Rua Henrique Dumont.
Os veículos provenientes da Av. Niemeyer não poderão acessar diretamente a Av.Visconde de Albuquerque, devendo seguir pela praia ou acessando a Av. Bartolomeu Mitre.

DOMINGOS E FERIADOS
Em função da área de lazer, a partir do dia 25 de novembro será implantada faixa reversível na Av. Delfim Moreira e na Av. Vieira Souto na pista junto às edificações, aos domingos e feriados, passando a funcionar no sentido Copacabana, durante o horário da Área de Lazer (das 7h às 19h).

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
- Respeitar os locais de proibição de estacionamento;
- Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelas vias da região;
- Os motoristas e pedestres devem ficar atentos à nova sinalização;
É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda a equipe envolvida na operação.

ACESSO AO COMÉRCIO SERÁ MANTIDO NA REGIÃO
Em toda a obra na Zona Sul, apenas um edifício residencial, com 11 vagas, terá a garagem bloqueada. O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras na Zona Sul, está em contato com os moradores para apresentar alternativas. Para minimizar o impacto no trânsito, os veículos pesados que trabalharão na obra vão circular em horários diferenciados. Serão garantidos a passagem de pedestres pelas calçadas e o acesso ao comércio, que continuará funcionando normalmente. Nas ruas próximas aos trechos interditados haverá espaços destinados a veículos dos serviços de emergência.

LINHA 4
A Linha 4 do Metrô, que ligará Ipanema à Barra da Tijuca a partir de 2016, vai transportar mais de 300 mil pessoas, retirando das ruas aproximadamente 2 mil veículos por hora/pico, o que significa menos emissão de poluentes no ar que respiramos. Serão 16 quilômetros de extensão e seis estações – Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. A obra está prevista para terminar em dezembro de 2015. Pesquisa do IBOPE Inteligência realizada no município do Rio de Janeiro mostra que 92% dos cariocas são a favor da Linha 4 do Metrô. Nos bairros diretamente beneficiados pela nova linha (Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado, Rocinha e Barra), 89% dos moradores querem o metrô. O mesmo estudo aponta que 72% dos cariocas reconhecem que os benefícios vão superar os impactos causados durante as obras. Nos bairros atendidos pela Linha 4, o percentual sobe para 81%. Apesar dos impactos no trânsito, 87% dos cariocas (89% nos bairros da Linha 4) consideram a obra necessária.

LINHA 4 DISPONIBILIZA PONTOS DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO
A Linha 4 do Metrô mantém três pontos de atendimento para tirar dúvidas da população sobre a obra nos bairros de Ipanema e Leblon. Enquanto são construídas as centrais permanentes, quem precisar obter informações pode se dirigir às tendas temporárias instaladas na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Jardim de Alah e na Praça Antero de Quental, no Leblon. O atendimento nestes locais é realizado de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível saber mais sobre a obra por meio do telefone 0800 021 0620, do site www.metrolinha4.com.br e do twitter.com/metrolinha4
RF

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