quarta-feira, 8 de julho de 2015

Linha desativada da RFFSA será transformada no primeiro trem turístico do Rio de Janeiro

03/05/2015 - 01:11:56


Bens nao operacionais da antiga Rede Ferroviaria Federal sao destinados pelo DNIT para projetos socioculturais.

Esta em implantacao, no centro-sul do Rio de Janeiro, a primeira linha de trem de turismo do estado fluminense. O projeto esta em execucao a partir da cidade de Miguel Pereira e preve a recuperacao de ate 50 quilometros da malha da antiga RFFSA (Rede Ferroviaria Federal), passando por mais tres municipios, alem de Miguel Pereira: Paty do Alferes, Vassouras e Paraiba do Sul. Inicialmente, 4,5 quilometros devem ser revitalizados e a expectativa e que os turistas possam ser recebidos a partir de setembro desse ano.

A expectativa e que esse seja mais um atrativo, somado as belezas naturais e riqueza historica da regiao, que conserva a memoria do Ciclo do Cafe (que foi de 1700 a 1810), atraindo adeptos do turismo ecologico e cultural.  

O trem tem potencial para estimular o turismo na regiao, movimentar a economia e gerar empregos, diz Paulo Henrique Nascimento, presidente da Oscip (Organizacao da Sociedade Civil de Interesse Publico) Amigos do Trem, entidade que esta envolvida na iniciativa.

A linha estava desativada ha quase 20 anos. Para viabilizar a operacao, e necessario remodelar a ferrovia da bitola de um metro para a de 1,60m. O custo estimado dos primeiros 15 quilometros de extensao era de R$ 30 milhoes. Mas o orcamento foi reduzido para R$ 2,5 milhoes com o apoio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que esta destinando trilhos, equipamento de sinalizacao e vagoes para o projeto. A iniciativa conta com apoio, ainda, da prefeitura de Miguel Pereira, da Inventarianca da Rede Ferroviaria Federal e de empresas privadas, que colaboram com a mao de obra e com o transporte do material.

Bens da RFFSA se transformam em projetos socioculturais

Conforme o DNIT, a cessao e um dos destinos dados a bens ferroviarios da antiga RFFSA que nao foram arrendados as concessionarias que exploram economicamente as ferrovias. Outra alternativa e a realizacao de leiloes de materiais considerados como sucata.

Ate dezembro de 2014, foram recebidos 6,6 mil bens moveis nao-operacionais da Inventarianca da RFFSA e identificados 462 bens imoveis nao operacionais, cuja propriedade passou a ser do Departamento.

Carros de passageiros, vagoes e estacoes ferroviarias tem sido cedidos e doados pelo DNIT a prefeituras, associacoes e OSCIPs, para implantacao de projetos socioculturais.

Levantamento da autarquia aponta que, em 2014, foram pactuados 116 Termos de Compromisso visando a guarda e a conservacao de 404 bens sob risco de degradacao. Em 2015, esse patrimonio sera cedido ou doado aos responsaveis. As estacoes ferroviarias destinadas foram limpas e protegidas pelos responsaveis. Ja o material rodante cedido esta sendo usado em projetos de trens turisticos. Atualmente, ha 55 termos de cessao de bens nao operacionais em andamento no DNIT.

A RFFSA chegou a operar uma malha que compreendia 22 mil quilometros de linhas ferreas.

As solicitacoes de bens ferroviarios podem ser realizadas por prefeituras, governos estaduais e orgaos e entidades do governo federal, bem como entidades sem fins lucrativos e OSCIPs.

Natalia Pianegonda

Agencia CNT de Noticias


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