quarta-feira, 8 de julho de 2015

Trem turístico, 18 anos

Panorama do Turismo - Curitiba/PR - ACONTECE - 27/05/2015 - 15:41:05
 
Esse mês de maio assinala o 18º aniversário de operação, através da concessionária Serra Verde Express, do trem turístico pela centenária ferrovia Curitiba-Paranaguá, no Paraná.

Nesse período, a Serra Verde Express incrementou o turismo ferroviário no estado e se tornou a maior operadora de trens turísticos do Brasil. A propósito, a empresa paranaense é considerada, hoje, referência no setor em todo mundo, administrando o único trem de luxo nacional.

Anualmente, cerca de 200.000 pessoas passeiam nos trens que desvendam as belezas do trecho da Serra do Mar no Paraná, movimentando o turismo local. Com capacidade de transportar mais de 1.100 passageiros por viagem, os trens da Serra Verde Express são responsáveis por mais de 120 empregos diretos em Curitiba e na cidade litorânea de Morretes, onde, estima-se, o fluxo de viajantes gera renda de mais de R$ 27 milhões ao ano nos restaurantes e comércio local.     O sucesso do trem do Paraná ganhou o mundo e chamou a atenção da imprensa internacional. Publicações do porte do The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, e The Guardian, da Inglaterra, elegeram o passeio como um dos mais bonitos do planeta. O reconhecimento veio, também, da revista europeia Objectif Rail.

No meio acadêmico, deu-se a comprovação da importância do trabalho desenvolvido pela Serra Verde Express. Em 2014, pesquisa realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) qualificou o trem da Serra do Mar Paranaense como o mais representativo produto turístico regional do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário