quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Assembleia autoriza contratação de profissionais para VLT Parangaba-Mucuripe

Com obras avançadas e previsão de funcionar em operação assistida até o final do ano, o VLT Parangaba-Mucuripe terá seus profissionais de operação contratados pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), que também será responsável pelo transporte de passageiros na nova infraestrutura ferroviária da Capital. Nesta quarta-feira (31), a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza a contratação dos profissionais.
Serão 148 contratados, que além de iniciar a operação do VLT, também reforçarão a operação da Linha Sul, que atualmente funciona de 7h às 19h. As contratações representam um dos itens necessários para a ampliação do horário de funcionamento da linha que liga o Centro de Fortaleza ao município de Pacatuba. Paralelamente à implantação de tecnologias que automatizam o funcionamento do metrô, as contratações viabilizarão que o sistema tenha funcionamento previsto de 5h30 às 23h. O edital que define as regras das contratações deverá ser publicado em setembro.
O processo será realizado por meio de seleção pública temporária, com previsão de trabalho de um ano, e possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. No total, serão contratados 67 agentes de estação, 52 assistentes condutores, 12 assistentes controladores de movimento, oito assistentes operacionais administrativos, seis auxiliares operacionais e dois técnicos de segurança do trabalho. Todas as vagas são de caráter operacional – com exceção das duas vagas para segurança do trabalho.
A relatoria do projeto na Assembleia foi do vice-líder do Governo, deputado Julho César Fillho (PDT). Após aprovação, na sessão desta quarta-feira, o parlamentar parabenizou o Governo do Ceará pela iniciativa. “O governo Camilo Santana está investindo fortemente na mobilidade urbana. Primeiro, com a implantação do Bilhete Único e agora com essas contratações que ampliarão o funcionamento do Metrofor”, afirmou o parlamentar.
Saiba mais
O VLT Parangaba-Mucuripe terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados. O projeto do Governo do Estado remodela ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, hoje utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros.
A linha atravessa 22 bairros, em uma área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia. O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a de Parangaba será elevada, possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro. A estação Papicu também será diferenciada e se integrará à Linha Leste do Metrô e o terminal rodoviário. As oito estações restantes terão a modelagem padronizada..
31/08/2016 – Metrofor


Nenhum comentário:

Postar um comentário