quarta-feira, 14 de maio de 2014

Atraso em obras é frustrante, diz ministro

FOLHA DE S. PAULO - SP | PODER

Gilberto Carvalho faz mea-culpa e afirma que governo "foi incompetente no diálogo com a sociedade sobre a Copa" País só cumpriu 41% das metas, segundo levantamento da Folha; Dilma afirma que obras estão "encaminhadas"
DE CURITIBA

A Copa como ela é

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou ontem que o atraso nas obras da Copa do Mundo é "frustrante", mas que o "essencial" para o evento será entregue.

A fala ocorreu em resposta a questão que citava o levantamento da Folha divulgado ontem, segundo o qual só 41% das obras e intervenções previstas pelo governo estão prontas, a menos de um mês para o início do Mundial.

"É uma frustração, claro. A gente lamenta isso. Mas as obras vão ficar prontas", declarou Carvalho. "Elas não são inúteis e não ficarão paralisadas. Serão concluídas, a serviço do povo."

O ministro disse, porém, que obras essenciais, como aeroportos e vias de acesso aos estádios, serão entregues.

Mesmo essas obras tiveram problemas. A reforma do aeroporto de Fortaleza, por exemplo, não saiu a tempo e o governo decidiu fazer às pressas um terminal de lona.

Carvalho deu as declarações em Curitiba, onde participou de seminário organizado pela Presidência da República e por centrais sindicais para debater o legado da Copa com movimentos sociais.

No evento, a gestão petista também fez um mea-culpa: "O governo federal foi incompetente [no diálogo com a sociedade sobre a Copa]. Eu não deveria estar aqui hoje. Deveria estar dois, três anos atrás", disse o ministro à plateia, que o aplaudiu.

Sobre os protestos, Carvalho afirmou que o objetivo do evento, ou do governo, não é inibi-los, mas só pedir que sejam feitos sem violência.

Para o ministro, o clima "anti-Copa" deverá arrefecer após o início do evento.

Já a presidente Dilma Rousseff afirmou que estádios e aeroportos estão "encaminhados" para o evento.

"Acho que a Copa tem todas as condições para ser um sucesso", disse ontem em entrevista em Jati, no Ceará, onde visitou obras de transposição do rio São Francisco.

OUTRO TOM
O ministro Aldo Rebelo (Esporte) usou ontem tom diferente ao de Carvalho. No programa "Bom Dia, Ministro", da TV NBR, ele disse que a Copa ajudou o país a acelerar obras, mesmo aquelas que não ficarão prontas a tempo.

"As obras de mobilidade eram do PAC e estavam planejadas independentemente de o Brasil receber a Copa. São obras de que nossas metrópoles careciam para melhorar o tráfego. (...) A Copa ajudou e ajuda, sim, o Brasil a ter uma infraestrutura melhor."

OBSERVAÇÃO: SEGUNDO A REPORTAGEM DA FOLHA, APENAS 10% DAS OBRAS NA ÁREA DE MOBILIDADE FICARAM PRONTAS.


A um mês da Copa, só 41% das obras já foram concluídas

Somente 68 das 167 intervenções anunciadas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo foram concluídas, a menos de um mês do início. Isso corresponde a 41%, de acordo com levatantamento realizado pela "Folha de S.Paulo".

Pouco mais da metade - 88 ou 53% do total - é de obras incompletas, algumas das quais só serão concluídas após o torneio.

Outras onze obras foram abandonadas e nem sairão do papel.

A maior defasagem entre obras previstas e realizadas é na Mobilidade Urbana - só 10% das intervenções previstas foram feitas.

Segundo o instituto Vox Populi, o apoio aos protestos contra a Copa caiu de 50% para 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário