quarta-feira, 21 de maio de 2014

Metrô ganha reforço para hora do rush

ESTADO DE MINAS 24/04/2014

Já está circulando em Belo Horizonte a nova composição do metrô com capacidade duplicada, após a chegada do reforço de quatro vagões. As viagens do "trem estendido" acontecem durante o horário de pico da manhã para aliviar a lotação enfrentada pelos passageiros.

O trens circulam normalmente com quatro vagões com capacidade total de 1.002 passageiros. A partir de ontem, outros quatro carros extras foram acoplados a essa composição específica, chegando a oito.

A princípio, o reforço vai ser adotado em duas viagens: uma da Estação Vilarinho até ao Eldorado e outra no sentido contrário. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o objetivo é aumentar o número de composições duplas para oferecer mais lugares aos usuários no horário de maior movimentação do sistema.

A CBTU estuda outras formas de incrementar o atendimento ao usuário. A companhia anunciou ter adquirido 10 novos trens, que devem chegar a Belo Horizonte no segundo semestre. O investimento total foi de R$ 171,9 milhões para aumentar a capacidade do sistema em 50%.

Está em estudo também a implantação de um vagão exclusivo para mulheres no metrô de BH. O espaço destinado ao público feminino é uma tentativa de evitar o assédio, especialmente em horários de pico. A medida já foi adotada no Rio de Janeiro e recentemente em Brasília. Uma audiência pública foi realizada na Praça da Estação, no Centro da capital, em março, para discutir projeto nesse sentido apresentado na Câmara de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário