sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Metrô do Recife receberá verba de R$ 61 milhões

31/10/2016 -
 http://www.transporteideias.com.br/2016/10/31/metro-do-recife-recebera-verba-de-r-61-milhoes/

O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), anunciou, na última sexta-feira, um investimento de R$ 61 milhões para o metrô da capital pernambucana. Segundo o jornal “Diário de Pernambuco”, a maior parte do valor será gasta na aquisição de 1,3 mil novas câmeras de segurança e na criação de uma central de monitoramento. O restante do dinheiro irá para reparos no sistema de energia, nos equipamentos de manutenção, entre outras áreas. Atualmente, o metrô do Recife conta com 375 câmeras.

“Todos sabem que desde que assumimos o governo em 12 de maio, o metrô estava na eminência de parar o seu funcionamento. Conseguimos recompor o orçamento e garantir a liberação desses recursos, que significarão uma efetiva melhoria no sistema, especialmente na segurança, que é a questão mais importante a ser resolvida”, afirmou o ministro.

Já o superintendente da CTBU, Leonardo Villar, comentou a importância da verba “Com as novas câmeras poderemos ter uma cobertura completa no metrô. Vamos atuar de forma preventiva para garantir a segurança dos usuários. Esse investimento será importante porque é a primeira etapa para a recuperação do sistema de metrô do Recife. Quando assumimos ele [o sistema] estava próximo de parar por falta de recursos e degradação. Esse é o primeiro e mais importante passo para mudar as coisas”.

Do lado de fora da visita, um grupo de manifestantes protestava contra a demora na convocação dos cargos para um concurso público realizado pela CBTU em 2014. Segundo o grupo, são 500 aprovados (300 em cadastro de reserva) para cargos superiores e técnicos e só 50% deles foram chamados. E para os cargos primordiais, como segurança e manutenção, ninguém foi chamado e apenas alguns poucos conseguiram a convocação através da Justiça. Eles exigem a nomeação para as suas vagas.

Sobre o assunto, o ministro diz que a decisão é de responsabilidade da CBTU. “Tenho certeza de que eles serão chamados no momento em que a empresa julgar oportuno”, declarou. Já o superintendente da CBTU, Leonardo Villar, argumenta que a empresa tem um prazo até 2018 para chamar os aprovados. “É natural, por causa da crise, essa pressão dos aprovados no concurso. À medida que conseguirmos disponibilidade financeira, iremos convocando o pessoal”, prometeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário