segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O VLP, um ônibus articulado, pode ser o futuro dos transportes

28/09/2016
O VLP (Veículo Leve sobre Pneus) ainda é pouco conhecido no Brasil, mas já é uma tendência mundial, podendo ser o futuro dos transportes. O veículo é uma composição articulada com motorização elétrica que roda sobre pneus e é guiada por um trilho central que fica sob o pavimento. Pode ser considerado um VLT sobre pneus.

O transporte apresenta muitas vantagens, por isso cidades como Paris, na França; Shanghai, na China; Veneza, na Itália; Medelin, na Colômbia; entre outras, já implantaram o VLP. Com capacidade de transporte quase duas vezes maior que a dos BRTs (Bus Rapid Transit), o veículo pode chegar a 25 mil passageiros por hora. O custo também é uma das vantagens deste modal, cerca de 75% menor que o de um metrô, além de a instalação ser três vezes mais rápida. A estrutura viária é leve e no caso de veículos elétricos, o veículo é totalmente não-poluente, o que é outra grande vantagem já que os operadores de transporte urbano tem se preocupado cada vez mais com a redução das emissões prejudiciais dos motores de combustão.


O sistema pode ser alimentado por baterias e ser recarregado nos pontos de parada. Em Curitiba, sul do Brasil, o projeto foi apresentado em junho pela empresa francesa NTL com quatro trajetos pré-definidos. A prefeitura está estudando a implantação. Já na capital paulista, há um projeto da SP-Trans de criar um trajeto de VLP de aproximadamente 10 km de raio, ligando as diversas áreas da cidade que circundam o centro, alimentado por linhas radiais que partirão de algumas regiões de alta demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário