sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Trens e metrôs não estão na crise e continuarão recebendo investimentos, mostram concessionárias do setor

Da Redação – 03.11.2016 –http://infraroi.com.br/trens-e-metros-nao-estao-na-crise-e-continuarao-recebendo-investimentos-mostram-concessionarias-setor/
                  

Apesar da recessão econômica experimentada pelo país, o setor de transporte de passageiros sobre trilhos tem conseguido manter seu programa de investimentos, aliás, de acordo com três das mais importantes operadoras de metrôs e trens de passageiros do Brasil, o número de aportes permanecerá em alta nos próximos anos.
A injeção de recursos é proporcional ao aumento da demanda pela modalidade de transporte coletivo. Segundo a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), o número de usuários do transporte coletivo por trilhos em 2015 foi 1,7% maior que em 2014, totalizando 2,92 bilhões de usuários atendidos contra 2,87 bilhões do ano anterior. Desse total, a média de passageiros transportados por dia chegou a 9,9 milhões.
Essa crescente está balizando investimentos na área, como três das maiores operadoras de trens e metrôs anunciaram recentemente. A SuperVia, por exemplo, responsável pelas linhas de trens urbanos da região metropolitana do Rio de Janeiro desde 2011, totalizará R$ 3,3 bilhões de aportes ao fim do contrato da concessão, em 2021. Somente em 2017 serão cerca de R$ 70 milhões aplicados e os investimentos do ano que vem até o fim do contrato devem ser de R$ 400 milhões, segundo José Carlos Prober, presidente da companhia.
Já o MetrôRio realizou aportes de mais de R$ 1 bilhão em decorrência, principalmente, da inauguração da Linha 4 do metrô carioca neste ano, durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Em São Paulo, a ViaQuatro, linha privada do metrô paulista, conforme previsto no contrato da PPP (Parceria Público-Privada) assinado em 2006, já aplicou US$ 500 milhões na Linha 4 – Amarela do metrô. “Ao longo dos 30 anos de concessão, esse valor deve chegar a US$ 2 bilhões. Inclusive, já iniciamos a segunda fase do contrato, em que estamos recebendo os quinze novos trens previstos. Eles irão somar-se aos quatorze que já estão em operação”, diz o presidente da empresa Harald Peter Zwetkoff.

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